Amor x Amizade

Disse a minha amada que desistiria de casar de novo, caso nos desencontrássemos e não conseguíssemos reencontrar os caminhos da compreensão e do querer bem. Talvez devesse acrescentar, desistiria por um bom tempo..., porque não sou de desistir definitivamente das coisas em que acredito. E acredito que nada, nem ninguém é insubstituível, principalmente quando se trata de buscar o objetivo principal da vida: a felicidade.

Ao amigo eu disse: você amigo, é uma daquelas pessoas raras que sempre tem um lugarzinho no coração para mais um amigo! Cuida muito bem de todos e é muito querido por eles. Sorte a minha de encontrar um lugarzinho para mim, também, nesse grande coração!

Depois que escrevi até aqui, uma coisa me chamou a atenção: o primeiro parágrafo fala de amor, e deixa transparecer um sentimento cheio de carinho e arroubos de emoção, que não consegue esconder, nem quer, a forte presença do "você só para mim". O segundo fala de amizade, esse sentimento mais compreensão e divisão, onde ninguém se acha o centro único amorável do outro.

Apesar do senso comum que a vida acaba impregnando em nossas personalidades, eles não me impedem de ter a opinião de que o amor seria muito mais sincero, estável e verdadeiro se fosse compartilhável, não exclusivista, como é a amizade. Mas, confesso, com humildade: faça o que digo, mas não faça o que faço...risos!