Capoeira - Escola Filosófica da Malandragem

A capoeira é um luta genuinamente brasileira.

Suas origens são africanas, pois seus criadores, foram africanos, os escravos, porém, foi criada no Brasil.

A capoeira praticada pelos escravos, é hoje, chamada capoeira primitiva. Era um modo dos escravos exercitarem o corpo para se manterem fortes para combater seus opressores, sendo disfarçada de dança para que os senhores não percebessem.

Com a abolição da escravatura e com a concentração dos ex-escravos nos centros urbanos, a capoeira evoluiu para um jogo, uma luta praticada pelos recém-libertos escravos, nos grandes centros como Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, principalmente, a capoeira se tornou a arte do malandro, formaram-se as "maltas", espécies de gangues que espalhavam o terror na então capital do Brasil.

As maltas eram responsáveis por muitas mortes, pois os malandros, além das mãos, pés e cabeça, utilizavam a navalha, a faca e o porrete como armas. Muitos capoeiristas eram contratados pelos partidos políticos para promoverem desordem nos comícios dos adversários e para tumultuar as eleições, etc..., por isso foi considerada crime e era punida com severidade pela polícia.

Enquanto isso, na Bahia, a capoeira tomava o rumo de cultura popular, pois era praticada na rua, em rodas com instrumentos de percussão como o berimbau e o pandeiro, o que inexistia na capoeiragem carioca.

Essa capoeira de rua, ficou conhecida como capoeira Angola, a primeira academia de capoeira Angola foi a de Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, considerado o patrono da capoeira Angola, visto que ele foi até a África, mostrar a capoeira para os Africanos.

Ainda na Bahia, um grande jogador de capoeira e tocador de Berimbau, trabalhava como estivador no porto. Seu nome era Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, filho de um pai praticante de Batuque (uma luta cabocla praticada mestiços de negros e índios), e em constante contato com marinheiros de várias partes do mundo, teve oportunidade de ver e participar de várias lutas entre os portuários, criando posteriormente a chamada Capoeira Regional. Mestre Bimba, inaugurou sua academia sob o nome de "ACADEMIA DE LUTA REGIONAL BAIANA", hoje chamada capoeira Regional, e sendo um ótimo professor, difundiu-a em todo o Brasil, chegando inclusive a ensinar o exército, a pedido do então presidente Getúlio Dornelles Vargas.

Hoje a capoeira é uma luta brasileira, praticada em vários países do mundo, apesar do triste fim dos seus criadores, que morreram pobres e doentes.

A capoeira é mais um jogo do que uma luta, a principal característica é a mandinga, isto é, a sagacidade, a malícia, a enganação.

Mestre Pastinha costumava dizer que o capoeirista não gosta de enfrentar, mas sim, quando se vê em perigo corre, corre...mas lá na frente ele para, e aí, é para acabar como o oponente.

É uma luta cheia de rituais, pois na roda quem manda não é o mestre e sim o berimbau, o instrumento dita as regras, manda começar o jogo, manda acabar, manda o jogo ser violento ou calmo, rápido ou lento.

É um esporte fascinante, que trabalha a mente e o corpo e nos faz pessoas mais confiantes e espertas, além de proporcionar boa forma física.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 25/01/2008
Reeditado em 16/07/2008
Código do texto: T832491
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.