O MOVIMENTO PUNK NUNCA HÁ DE MORRER !!!

Nos Brasil dos anos 80, iniciou-se um movimento que surgiu primeiramente na Inglaterra e posteriormente nos Estados Unidos da América, no final dos anos 60 e começo dos 70.

Os punks eram contra qualquer forma de governo que impusesse leis ou qualquer tipo de controle, já que preconizavam que se alguém chegou ao poder, foi passando por cima de outras pessoas que nunca teriam condições disputar esse poder, pois era praticamente impossível um suburbano ou um operário vir a se tornar ocupante de cargos políticos com relativa importância, isso é, os punks pregavam a anarquia, um estado sem governantes e acreditavam que a existência de leis, fazia com que as mesmas não fossem cumpridas e que todas as formas de expressão que eles utilizavam eram proibidas.

O estilo de vida punk era demonstrado na música (punk-rock), nas artes e na moda.

Na Inglaterra, em 1970, duas bandas encabeçaram e foram os ícones do movimento punk, uma era a banda Sex Pistols e outra o grupo The Clash.

Nos E.U.A, duas bandas foram referências do punk-rock; os Ramones, no fim dos anos 70 e início dos 80 e os Dead Kennedy´s na década de 80.

No Brasil, o movimento iniciou-se nos anos 80, época em que explodiram bandas e festivais punks, principalmente na capital paulista, e as bandas mais aclamadas dessa minha geração foram: Restos de Nada, Inocentes, Cólera, Garotos Podres, Ratos de Porão, 365, etc...seguiam uma linha inteligente e politizada, e no caso específico dos Garotos Podres, letras sarcásticas e ácidas, espetando o governo e do 365 uma linha mais melódica, porém não menos inteligente.

Em Brasília, duas bandas podiam ser consideradas punk, embora mais melódicas e menos agressivas eram o Aborto Elétrico e a Plebe Rude.

O Movimento Punk perdeu força, perdeu adeptos e simpatizantes, já que é provado que sem o poder estatal e sem leis, se alastra o caos e a desordem, colocando em risco a própria existência do ser humano.

Contudo, o Movimento Punk abriu as portas e deu voz para os excluídos, os suburbanos, que eram esquecidos pelos governantes, tanto é, que hoje em dia temos um ex-operário no cargo de Presidente da República.

O que subsiste no movimento punk é a música e a identidade, porém os neo-punks precisam beber na fonte dos nossos predecessores e lerem as origens da filosofia anárquica, continuando com letras inteligentes e de protesto, sem parecerem pessoas sem cultura, fora da realidade atual de nossos tempos.

Como nada é estático, o Movimento Punk vai se moldar às novas realidades, e com sua música e seu estilo pode tentar melhorar as condições de vida e dar voz aos excluídos, que é sua verdadeira essência.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 31/01/2008
Código do texto: T840693
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.