CORRUPÇÃO ACENTUADA

CORRUPÇÃO ACENTUADA

Corrupção palavra mais geênica e conhecida de todos os brasileiros na atualidade. Derivada do latim corruptione, tem como sinonímia, o ato ou efeito de corromper, decompor, e mais: putrefação, devassidão, depravação, perversão, suborno, peita e corrompimento. A corrupção passa a ser um dos delitos mais característicos do mundo globalizado. Não é de se estranhar que órgãos supranacionais tenham criado nos últimos tempos diversos instrumentos com a finalidade de estabelecer estratégias comuns. Punição aos corruptos. Não acontece com a maioria dos políticos brasileiros. É dever de todo brasileiro denunciar qualquer tipo de corrupção que tenha conhecimento. A corrupção no Brasil é endêmica (Peculiar a determinada população ou região). Existem tipos de corrupção e motivos que levam o ser humano a se associar a eles. Não acreditamos que o combate a esse mal seja impraticável.

O que é deletério se fortalece com diversas ramificações e causas. Podemos dividir a corrupção em ativa e passiva. A corrupção ativa é aquela cujo agente fornece o suborno, na passiva o agente recebe o suborno. Nas Leis, você poderá encontrar definições mais concretas. Enunciaremos alguns tipos de corrupção: peculato – Quando o servidor desvia ou se apropria de um bem em razão de seu cargo, apropriação indébita de dinheiro público. Prevaricação - Quando o servidor público "enrola" ou deixa de cumprir um ato que deveria. Exemplo: não cumprir um alvará judicial no prazo marcado. Concussão - Quando o servidor exige vantagem indevida. Exemplo: o policial que pede dinheiro pra não lavrar um flagrante. Também chamada de extorsão. Facilitação de Contrabando ou Descaminho - Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho. Inserção de Dados Falsos, Modificação ou Alteração não autorizada em Sistema de Informações com a finalidade de obter vantagem indevida. Esse se relaciona muito à Informática.

No Governo atual um fervilhão de atos e fatos corruptos, abundantes em todos os meios de comunicação, chega ao conhecimento do mundo com uma velocidade sem limites. O lamentável espetáculo teatral dado pelo senador Renan Calheiros, ex-presidente do Senado sujou de lama a política brasileira. Uma indagação pode cair bem nesse aparato corrupcional. Será a corrupção um motivo cultural? Se associarmos todos os casos de corrupção no governo Lula veremos que o Brasil sofre a influência dos “quanto mais têm, mais quer”, é “dando que se recebe”, e algo mais. “Falando sobre os motivos para a corrupção dá para citar vários, como ausência de leis que funcione, burocracia, caos estrutural. Todo orbe brasileiro está indignado com os Renans, Collors, Dirceus, Delúbios, Valeriodutos, anões do orçamento, da leva de publicitários corruptos (de todos os partidos, de todas as tendências).

Mas na base da pirâmide a corrupção é enraizada. É a caninha do guarda pra não levar multa, a furada de fila na base do pistolão/amigão, o aceleramento na burocracia à base de propina (aposentadoria, benefícios, transplantes) e por aí vai. O brasileiro quer mudança, mas não quer mudar. É o cego que não quer enxergar. Corrupção zero não existe. Se as coisas funcionarem e houver leis anticorrupção, esta cairá a um patamar mais baixo com certeza. Quando a "pequena" corrupção passa a fazer parte da vida da maioria da população como algo corriqueiro, a punição se torna indefectível, visto que cadeia aqui no Brasil existe somente para pobres e negros, infelizmente! A educação seria uma solução para amenizar o mal da corrupção? Achamos que não, pois a maioria dos corruptos e corruptores é alfabetizada, letrada, com profissão definida e família bem estruturada.

O mais humilde cai mais fácil pela péssima condição de vida que leva e também pelo excesso de trabalho e estresse a que está exposto. Vejam que ainda vão ouvir falar de muitos envolvimentos de Políticos e laranjas em Agencias de Publicidade, Rádios, Jornais, Emissoras de TV e de ex-políticos que herdaram da corrupção os bens que possuem. O jeitinho brasileiro sempre está de prontidão e pode ser acionado a qualquer momento. Até hoje alguns historiadores falam que a Independência do Brasil foi comprada de Portugal por dois milhões de libras esterlinas, com dinheiro emprestado pela Inglaterra. Da independência só escapou o grito dos brasileiros, mas a forma não foi mais bem explicada. A Revista Imprensa traz uma matéria por demais polêmica: “jornalismo, profissão perigo”. Políticos e traficantes são os mais interessados nos assassinatos de jornalistas, e R$ 30 mil: esse é o valor cobrado no interior do País para matar um repórter. Se a mídia não repassar os fatos que denigrem a cúpula brasileira, quem fará? “Longe dos centros urbanos, jornalistas são calados à força pelo poder local e pelo crime organizado. Muitos não sobrevivem.” “Vítima de assédio moral, grande parte dos jornalistas não denunciam as agressões sofridas no trabalho. Vergonha, preconceito e medo de perder o emprego escondem a prática, comum das redações”. Mesmo assim, jornalista medroso não deve sair de casa.

Num país corrupto, onde a punição não existe, os doninhos do Estado acham que podem fazer de tudo, inclusive matar. Por isso, somos contra a reeleição, pois reeleitos se tornam mais fortes e querem mandar em tudo e desfrutando da imoralidade chamada: imunidade parlamentar. Foi de bom alvitre a conotação dada a determinados chefes no jornalismo: Mala-Babão; garganta; profeta; Pitt Bull, troglodita, tigrão “Tassea” (“Tá se achando”) e grande irmão. Queremos mandar nossos cumprimentos aqueles jornalistas que tombaram no estrito cumprimento do dever legal. Não podemos cruzar os braços diante de ameaças, se assim procedermos-o público ficará alheio aos acontecimentos. Sejamos éticos e fortes. O Brasil precisa da nossa valorosa atuação, quer queiram, quer não.

ANTONIIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA - MEMBRO DA ACI DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 31/01/2008
Código do texto: T841030
Classificação de conteúdo: seguro