BOI SOBERANO

O sofrimento muitas vezes faz adormecer sentimentos, a saudade aperta o peito e faz amainar o desejo, a tristeza faz com que o passado seja jogado em alguma velha gaveta, de onde só sai quando é arrancado de lá por uma velha lembrança.

Hoje o passado me veio assim, feito a chuva que despenca lá fora, sem pedir licença, como a querer marcar sua presença e manter-se vivo.

Quando se tem uma cadeira de rodas como extensão de suas pernas, e a pouca compreensão de um (a) cuidador (a) como extensão dos seus anseios, desejos e necessidades pouca coisa há que se temer. A vida já fez todas as provas e provocações que podia e que se pudesse suportar. O passado quando bate à porta vem como a chuva a lavar estradas, molhar lavouras, fazer florir o verde, sorrir a passarada, e lavar a alma.

Ao meu lado, presa às suas lembranças, ela mareja os olhos. Pára por uns instantes seu ritual do pão e leite, seu alimento básico e talvez até espiritual. E ouve.

Do lado de fora a chuva, tantas vezes desejada para que não deixasse morrer suas plantinhas, nem sacrificar aqueles à quem amava, cá dentro, tocando no computador (o que há de mais moderno em sua pouca compreensão) o passado. O seu passado.

Tirado da gaveta pelas mãos do futuro que ela nem sabe até onde irá acompanhar. O neto que pede: Mãe, deixa eu ouvir o Boi Soberano?

Uma velha canção, talvez uma das mais belas que já ouvi. Nada que se compare às grandes produções mundiais. Apenas uma história bonita, comovente, cantada com alma e sentimento. O que pouco se faz hoje em dia.

Os poucos minutos que levam a canção são suficientes para trazer à tona lembranças doloridas de um passado sofrido. Mas lembranças preciosas que a fazem , com certeza, lembrar do quanto já foi, na sua simplicidade e humildade, soberana, como aquele boi!

Aqui a música, Boi Soberano:

http://www.mp3tube.net/br/musics/Tiao-Carreiro-e-Pardinho-Boi-soberano/109609/

(Esse texto foi escrito para minha mãe)

Monica San
Enviado por Monica San em 03/02/2008
Reeditado em 03/02/2008
Código do texto: T844652
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.