O Nosso Biriba

Há muitos anos atrás, quando nossa equipe de bochas participava de campeonatos amadores da cidade, fizemos uma seqüência de partidas em nosso campo contra uma equipe adversária de grande valor.

Não sei o que estava acontecendo, pois nossas bolas não se aproximavam do balim. Parecia que algo sobrenatural estava acontecendo, até.

Um de nossos companheiros, o Brasilino, que havia ido até o bar daquele local para comer alguma coisa (sim, pois geralmente esses campeonatos de bocha eram realizados em canchas no fundo de bares pela nossa cidade) encontrou uma cachorrinha embaixo do balcão. Ela estava tremendo e parecia com fome e frio. Brasilino pegou um pedaço do pão com mortadela que estava comendo e deu ao animal.

Fez bastante “festa” para animar a cachorrinha. E parece que ela realmente ficou animada. Nosso colega voltou para a partida e trouxe o animalzinho com ele. Parece que foi algo mágico que aconteceu. A partir daquele momento não perdemos mais qualquer partida e vencemos o confronto com nossos adversários.

Daquele momento passamos a adotar a cachorrinha como nossa mascote, em todas as partidas que fazíamos. Ela recebeu o nome de “Candinha”. Mas o fato marcante ficou em nossas vidas.

De certa forma, Candinha foi o nosso Biriba, o cachorro mascote do Botafogo adotado pelo místico presidente botafoguense Carlito Rocha, que sempre entrava em campo com a equipe alvinegra de General Severiano, na época.

Laércio Rossi

27-12-2006

Laércio
Enviado por Laércio em 05/02/2008
Código do texto: T846667