MENS INSANA IN CORPORE.... MAIS INSANUS AINDA


            O que comentarei nas próximas linhas são somente constatações próprias e também da reportagem de capa da revista Veja, edição 2046.

        Na capa pode-se ver uma mulher  de 48 anos, mais musculosa que Arnold Schwarzenegger nos bons tempos de o Exterminador do Futuro ou Conan, o Bárbaro. E a pergunta de capa é:

        "ASSIM É DEMAIS?" Com toda a certeza que é exagero, uma aberração, 
simplesmente over (termo este das academias mais badaladas) quando uma pessoa submete o próprio corpo a superar limites diários, como se estivesse testando o quanto  ele é capaz de suportar antes da falência de algum membro ou função corporal. Casos de pessoas que morreram por excesso de exercícios não faltam, porém pouco se fala, se comenta, se noticia.

       O ser humano, vítima também da evolução das espécies, desenvolveu uma forma de acúmulo de energia para o dia-a-dia: a gordura. O homem,  durante milhares de anos, foi muito mais vítima dos predadores que o contrário, portanto acumular energia era primordial para não morrer de fome. Logicamente que isso hoje não faz o menor sentido, porém a evolução é assim mesmo: passo a passo, geração após geração. milênio após milênio. O problema é que a moda, a moral, os costumes andam mais rápido que a própria evolução , daí esse descompasso entre o que é  bom e o que é moda. Corpo excessivamente musculoso, ou muito delgado é moda, não é evolução.

        Como sempre, o exagero e a falta são  danosos em qualquer campo da vida. Exercícios são uma forma excelente de manter a saúde mais forte, porém limites devem ser seguidos como se fossem dogmas religiosos. Há pessoas que sem a dor física, interpretam que o exercício praticado não valeu de nada. O fulano correu 15 Km debaixo de um sol escaldante e assim mesmo acha que não valeu a pena. 
      
        Correr faz um bem imenso a saúde e um mal ainda maior quando os limites escapam de nosso controle. Durante dois anos corrí pelo menos 10 Km por dia, todos os dias!!!! É óbvio que eu não necessitava disso, porém meu senso crítico falhou sério e hoje sou vitíma de uma lesão grave na coluna. O disco entre a quinta vértebra lombar e a primeira sacral de minha coluna simplesmente se desfêz. Corrí tanto que agora não posso nem mesmo pular corda......bem feito!!!!

        No mundo animal, o ato de correr se faz presente em duas situações principais e cheios de adrenalina: um aninal corre como predador ou como caça. Nenhum animal corre para manter a forma, visto que isso já se realiza no cotidiano deles.
       
        Portanto correr tanto para quê? Só para manter a forma? Para ver e ser visto? Fugindo de algo? Correndo atrás de algo mais etéreo?  Ou o vício pelas endorfinas são a desculpa para tudo isso? Se for esta última, já posso imaginar uma clínica de desintoxicação de viciados em endorfinas: nada de exercício físico, nada que possa ser usado como uma forma de ganhar músculos, TV 24 horas por dia e controle remoto para tudo. Piscinas e esteiras simplesmente não se cogitam. Geladeiras cheias de guloseimas e refrigerante.....um paraíso contra as RUNNER's da vida.

        O parágrafo à seguir foi copiado na íntegra da reportagem citada no começo deste texto:

        "O viciado em academia pode estar tentando ressaltar, pelo EXAGERO, seus atributos de bom reprodutor. Uma lógica parecida permite que os homens se excitem com revistas pornográficas - mulheres superexpostas de seios ou nádegas enormes compensam a ausência de cheiro e calor da foto.
           O cérebro responde a esses ícones exagerados. Ironicamente, porém o estratagema do exagero talvez corra o risco de produzir o efeito CONTRÁRIO. Suspeito que os homens que malham estejam atribuindo às mulheres um comportamento que é só masculino - a busca por parceiros com atributos físicos exagerados. As mulheres , na verdade, tendem a achar grotesco o corpo com músculos demais. Para um gay, faz mais sentido investir em um corpo supermusculoso para atrair outro homem. Como gays, por definição, não se reproduzem, a resposta darwinista à malhação não é perfeita."

          Resumindo os últimos parágrafos retirados da Veja: quem gosta de muita academia e músculos está buscando um parceiro de mesmo sexo!!!!! Chiiiiii, sempre ouvi isso de quem não curtia academia, como um desdém talvez.......mas será que os gordinhos têm razão? A maioria dos sarados vão à academia em busca de outros.....sarados????  Vixi maria.....é por isso que no sertão nordestino não existe academia de ginástica???

        Academia não é coisa de cabra-macho, segundo o artigo da Veja, portanto não queiram matar o mensageiro, neste caso eu.

        Faça uma coisa bem saudável: corra até a banca mais próxima, compre a revista e leia o artigo, quem sabe isso possa te trazer mais benefícios que 10 Km de corrida.