RAP OU REP ???

O Rap é um estilo musical que começou na Jamaica, porém ganhou verdadeira força e conotação em solo americano, sendo esta junção de três letras: RAP - a abreviação de Rythm And Poesy (Ritmo E Poesia).

O Rap americano tem origens nos guetos, onde os letristas de bairros pobres, onde a maioria dos habitantes eram de origem negra ou hispânica, driblando a falta de instrumentos musicais, usavam sintetizadores e toca-discos para criar batidas ritmicas que permitiam que eles cantassem suas letras, que geralmente falavam do cotidiano no ambiente em que viviam.

O Rap chegou ao Brasil no início dos Anos 80, juntamente com o "Break", uma dança acrobática que acompanhava o som das músicas.

Nos EUA, o primeiro artista a lançar um disco de RAP foi Afrika Bambataa, inaugurando um estilo que conquistou a América e posteriormente o mundo, sendo que, logo depois vieram os grupos Public Enemy e DeLaSoul, que também gravaram seus discos, popularizando o estilo na América do Norte.

O que era simples manifestação de protesto dos habitantes dos guetos nova-iorquinos, hoje virou uma mega indústria de vendagem, que abrange diversas classes sociais.

Atualmente, os campeões de vendas americanas são Eminem, Snoop Dogg, 50 Cent e Fat Joe, já que os outros dois grandes "rapper´s" (e também desafetos) Tupac Shakur e Notorius Big foram assassinados, e se tornaram vítimas da violência que imperava em suas letras.

Geralmente, algumas abreviações são comuns no Rap, como M.C, e DJ, sendo que a primeira é a abreviação de Master of Cerimony (o que canta e declama) e a segunda, é a de Disk Jóquei (o que comanda as pick-ups ou toca discos, soltando o ritmo e fazendo remixes ou scratches.

No Brasil, no ano de 1963, Jair Rodrigues gravou a música "Deixa isso prá lá", e em entrevistas, disse ter gravado o primeiro rap brasileiro, sendo assim, a música do grande intérprete Jair Rodrigues, foi também o primeiro rap do mundo, pois antecede a criação americana.

Um outro estilo de música brasileira semelhante ao rap é o "repente", pois dois cantores, utilizando-se do ritmo de dois pandeiros, improvisam rimas, em forma de desafio, que são mais faladas do que cantadas, assemelhando-se ao rap estilo "free style", comum nos EUA; por isso, discute-se que o Repente seria também o precussor do rap.

Atualmente, o Rap é um ritmo difundido, escutado e respeitado no Brasil, pois começou realmente com a dupla Thaíde e DJ Hum, com grandes músicas como "Corpo Fechado" e "Homens da Lei", abrindo caminho para N.D.Naldinho, Racionais M.C´s e Pavilhão 9 em São Paulo, assim como, para o grupos brasilienses como G.O.G, Câmbio Negro e Álibi, além dos Pernambucanos do Faces do Subúrbio.

E assim, a indústria vai abrindo um leque, pois os grupos mais velhos, produzem grupos novos e integrantes que saem formam outros grupos, como é o caso de DJ Jamaika, ex-integrante do Álibi e do Câmbio Negro e Hélião e Negra Li, ex-integrantes do RZO´, além do carioca MVBill, inicialmente produzido por KLJay (Dj dos Racionais MC´s).

É um tema extenso, que à vezes requer muita pesquisa e meu objetivo é apenas uma explanação geral, pois existe muita coisa boa e ruim dentro do Rap, sendo que cabe a cada um escutar e "garimpar" as grandes idéias e mensagens que cada letra pode proporcionar a quem as escuta.

Autor: Rodrigo Soares Borghetti (Borgha)

BORGHA
Enviado por BORGHA em 06/02/2008
Reeditado em 17/04/2008
Código do texto: T848112
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.