A Crônica da Cidade

“A crônica da cidade” era um programa que foi ao ar, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de 1950 até 1962/1963. Não era lida, mas sim interpretada pelo meu conterrâneo César Rocha Brito Ladeira, ou simplesmente César Ladeira, grande locutor e apresentador de programas famosos.

A “Crônica” ia ao ar todos os dias, exceto aos domingos, das 13:00 às 13:10 hs. Nessa época as vozes mais bonitas do rádio eram as de César Ladeira, Roberto Faissal, Paulo Roberto e Luiz Jatobá.

Época de ouro do rádio, e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro era uma das melhores rádios da América do Sul.

A crônica da cidade era mais ou menos assim (está é de minha autoria):

“O Rio amanheceu molhado, mês de Abril muito carrancudo. Eu, do meu quarto ouvi bater os pingos da chuva no condutor. E aquele barulho ritmado me convidava a ficar na cama. Mas o dever me esperava e então, sai à luta, depois de ter tomado um generoso café. Ao cruzar a Rua do Ouvidor, encontrei-me com o senhor João Augusto Ramalho, um lusitano muito bem sucedido no ramo de vinhos e conservas importadas. Homem muito educado, sempre bem vestido. Então ele me disse um bom dia com tanta força positiva, que aquela saudação valeria para uns três dias, e me disse: ..” Aprontas lá as ceroulas por que este ano o frio vai ser de bater os queixos. E o que me faz pensar assim, são os meus 50 anos cá no Brasil.”. Eu agradeci e segui o meu caminho, matutando que tipos como o senhor Ramalho é que fazem a grandeza da nossa cidade”.

Laércio
Enviado por Laércio em 06/02/2008
Código do texto: T848240