O CARNAVAL NÃO ACABA NUNCA

Manhã de quarta feira de cinzas. Oito horas da manhã. Estou parada na calçada sob uma fina chuva, a espera que os carros parem para que eu e todos os outros pedestres possamos atravessar a avenida. O trânsito está moroso, e da janela de um último banco de ônibus, que estva parado na minha frente, ouço um jovem louro, descabelado, risonho, bonito, sozinho, cantarolando uma marchinha "das antigas e boas" de carnaval. Ele deve ter notado o estado de espiríto diverso, sério e carrancudo de todos nós que estávamos na calçada, pois gritou-nos: "aí pessoal... vamos lá, alegria... pois o carnaval não acaba nunca!"

O ônibus andou com ele ainda cantarolando e rindo, e todos nós, surpresos e confusos com a interpelação, pudemos finalmente atravessar. Fiquei com aquela marchinha ressoando na minha cabeça durante toda a manhã no trabalho e junto com ela revia a expressão risonha do jovem, alegre e bonito... eu que não brinquei o carnaval, que não me envolvi na alegria do carnaval, devido a uma forte gripe que me fez ficar de cama assistindo a folia dos blocos e o desfile das escolas de samba via televisão, vi-me nesta manhã contaminada pela alegria de um folião! E aconteceu mais outro fato inusitado: à noitinha, antes de chegar em casa, passando num mercado para fazer algumas compras, ouço a moça que registra minhas compras, cantarolando um samba-enredo de carnaval - e eu lembrei-me do outro jovem dizendo: "... a alegria do carnaval não acaba nunca". Olhando para ela, pareceu-me a mais linda das moças... uma beleza que vem de dentro e ilumina por fora, a sua alegria do carnaval a irradiava de beleza! Pelo que pude perceber dos dois episódios desta quarta-feira de cinzas, é que, a alegria para se instalar em alguém desse jeito de "até depois", requer: simplicidade além de um espírito disponível e ávido de brincar, cantar e ser feliz! E este combustível alimenta a pessoa durante todo o ano para para viverem a luta, trabalho e desafios diários, até que chegue o próximo carnaval, ou o próximo campeonado de futebol, ou qualquer outro evento seja esportivo, musical ou cultural, que nos mova a irmos ao encontro da multidão que vibra no mesmo rítmo, na mesma expectativa de encontrar a felicidade e ser feliz... afinal, a vida é um show, e o carnaval não acaba nunca!