NÃO AGÜENTO MAIS

Está insuportável viver no Brasil. Não agüento mais ouvir de alguém expressões como "nunca antes nesse país", "estou convencido de que" e outras que tais, pronunciadas em qualquer discurso para uma platéia de subalternos, protegidos e puxa-sacos.

Nao agüento mais abrir um jornal ou ouvir um noticiário dando conta dos escândalos que estão sendo praticados. Todos eles com a utilização inescrupulosa do dinheiro público, a beneficiar uma multidão de adeptos de certos partidos políticos, sob a tutela daquele que ganhou a eleição e a reeleição.

Não agüento mais falar em PAC. Parece uma sigla enganadora, para dar sustentação ao que aí está. Acelerar o crescimento é obrigação da autoridade maior. Mas o que se viu até agora? Alguém pode citar algum empreendimento de vulto que tenha sido empreendido? Mesmo com as condições favoráveis do cenário mundial, pelo menos até há bem pouco tempo, que proveito foi tirado?

O que eu vejo é muita conversa fiada, negociações de interesses pessoais ou de alguns grupos que vivem pendurados nas tetas da autoridade, um montão de gente despreparada mas com emprego (e não trabalho) garantido, postos importantes sendo negociados com quem tem cacifes políticos, não importando a competência, a capacitação, a qualificação.

Salvo engano, são cerca de 34 ministérios. O que deve haver neles de "companheiros" que não sabem nem o que fazer ali, nem posso imaginar. O tempo vai passando, a lenga-lenga continua e o Brasil não anda. O crescimento de pouco mais de 5% em 2007 ocorreu independente de ações programadas por um governo que só faz viajar e fazer discursos de auto-exaltação.

As empresas que têm participação do estado no seu capital estão abarrotadas de gente. Acredito que nem haja espaço físico para esse batalhão de apanigüados. Só que tudo isso acontece com a utilização desvirtuda e irresponsável dos recursos públicos.

O responsável parece estar no mundo da lua até agora. Mas disso não podemos nos queixar, pois era o que se poderia esperar. O que eu não imaginava é que o poder seria exercido de forma tão banal, irresponsável e inescrupulosa.

Não obstante essa situação calamitosa e vergonhosa, eles pensam e fazem qualquer coisa para se perpetuar no poder. De forma sub-reptícia, é claro. Diferente de outro ditador latinoamericano, que, apesar de se considerar o único em condições de governar o país, não esconde a sua idéia fixa de permanência "ad eternum" à frente da nação. Há outros exemplos pelo mundo afora.

Sabem de que eu gostaria? Que esse senhor voltasse a praticar o que aprendeu durante tantos anos, como sindicalista. Sinto saudades do tempo em que o via trepado numa carroceria de caminhão, diante de uma fábrica, fazendo discursos inflamados para mobilizar a sua categoria, enfim, fazer greve.

Realmente não agüento mais. Se alguém puder me ajudar, peço socorro. É fácil se comunicar comigo. Pelo menos me dêem um alento.

Também estou ciente de que muita gente boa não concorda comigo. Desculpem-me, mas o que posso fazer, se já não agüento mais. Vou dormir.

Augusto Canabrava
Enviado por Augusto Canabrava em 07/02/2008
Reeditado em 11/03/2012
Código do texto: T850161
Classificação de conteúdo: seguro