ESPELHO III

O ESPELHO III

Dicionário Michaelis: sf 1) Superfície polida que reflete luz ou imagem. 2) fig Tudo que reflete ou reproduz um sentimento,etc.

Nas duas crônicas anteriores ressaltei a importância do Espelho para reflexão dos nossos sentimentos, sugerindo usá-lo nos primeiros movimentos ao despertar para ir ao banheiro verter líquido e banhar o rosto. Incitei as gentes, a praticar diariamente o teste do Espelho, procurando saudar calorosamente a própria imagem refletida, palestrar sorrindo, desejando a si próprio um dia de paz e felicidade. Na ocasião, porque não lembrar da recomendação do Messias, “amar ao próximo como a si próprio”. Jogar no cesto do lixo todas as nossas preocupações, desgostos, rancores, etc. e planejar uma estrada perene de prazer e felicidade.

Ora, ora, a própria bruxa se põe diante de sua imagem refletida no Espelho e diz, vaidosa: “Espelho meu, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” E como não somos bruxos e sim psicologicamente gente sensata, devemos procurar nos melhorar ao abrir a “janela da vida ao primeiro do sol”.

Quem se dá ao luxo de aconselhar, pela lógica, faz dele uso próprio. Então eu, antes de aconselhar pesquisei a importância do Espelho da mesma maneira que o fiz sobre o Travesseiro, outro valiosíssimo objeto do nosso uso pessoal, amigo e confidente. Porventura seja um curioso, clique na Google e indague sobre o espelho e lerá como milhares de pessoas se interessa por ele e muitos o acham que foi uma criação feminina para satisfazer sua vaidade. O resultado senão espetacular é gratificante e faz nos conhecer a nós mesmo, nos proporcionado a oportunidade de pautar nossa consciência para o sentimento do Bem como representante do nosso comportamento espiritual. Em contra-partida, seremos mais tolerantes com o próximo.

O dicionarista traduziu que o Espelho reflete o sentimento. Acrescento que ele também o faz do caráter ou temperamento do individuo. Se você olhar sua própria face com sentimento de ódio verá a sua face se transformar e refletir o seu caráter. Se você o faz como a Dona Bruxa, é claro que ele refletirá a beleza do seu sentimento.

O ventilador ao espargir o vento com a rotação de suas hélices lhe dá uma sensação de frescor, prazer. Todavia, se jogar sobre ele “côcô” (maus sentimentos) ele recusa, jogando-o de volta. O mesmo acontecerá com o Espelho. Ele reflete o estado do caráter de quem se põe diante dele.

Repito o conselho: Faça diariamente o teste do Espelho e verá como se sentirá mais em paz e feliz consigo próprio. Quem sorrir para a vida a vida lhe sorrirá. É um sábio chavão popular.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 10/02/2008
Código do texto: T853765