CASTIGO AOS HOMENS

     Deus, muito cansado das peripécias do Homem (espécie), resolveu dar-lhe um castigo. Muito pensou e meditou. São Paulo aconselhou, São Judas o alertou, mas nada feito: ia dar-lhe um castigo. Talvez tiraria o futebol... ou cerveja... ou... a mulher. Quando pensou nessa última hipótese, quase veio abaixo o céu. Até anjos rezavam desesperadamente.
     Ia mesmo tirar a mulher do homem. Mas por um tempo curto. Um mês. Se tirasse o futebol não ia dar jeito. Muitos nem Jogam. Com a cerveja a mesma coisa.
     A mulher!

     Quando Jeremias ficou sabendo:
     - Ai Jesus!
     Nunca tinha falado tal palavra com tanto fervor. Mas era verdade. Chegou em casa e não viu Carminha. Se desesperou. Não viu Marluci, sua filha mais velha. Nem viu Marta, sua caçula. Só ficou com o Marcos.
    - Pai, cadê a mamãe?
    - Foi viajar, foi viajar...
    - Pai, então, quem vai fazer a comida?
    - Boa pergunta. Sua mãe é sempre precavida, deve ter um livro de receitas...

     Quando o Sandrinho chegou em casa e que não viu sua esposa e nem suas duas filhas, teve um leve sorriso de canto de boa, meio sarcástico, atrevido e cheio de maledicências.
     - Alô?
     - Alô. Quem fala?
     - É o Sandrinho.
     - E aí? tua mulher saiu de casa também?
     - Sim. Então eu estava pensando se pudesse passar aqui mais tarde... Depois do futebol e aí a gente toma uma cervejinha... Que tal?
     - Melhor não. Sabe? com esse sumiço das mulheres é melhor eu não ficar freqüentando a casa de homem, sabe como é, né?!
    - Então tá. Mas se mudar de idéia me liga tá?!
    - Pode deixar que não vai acontecer.
    Sempre desconfiava do Sandrinho. Que era muito amigo de sua esposa, e não jogava futebol, e só ia assistir os jogos no clube quando ele ia.
    - Sei não. Esse Sandrinho...
 
     Na primeira semana tudo estava nos conformes. Uns soltavam fogos:
    - É só um mês. Daqui a pouco elas vão voltar. IRRU!
    - É isso mesmo... Garçom? Desce outra...
    - Já digo que amanhã eu não vou no gol... pode arranjar outro...
    - Eu gostava tanto da minha chefe...Ah! Mas um mês passa rápido...

    Na segunda semana. Uns começaram a reclamar.
    - Mas que merda! Essa calça tá muito suja.
    - Lá em casa só tô na base do miojo. Miojo no almoço. Na janta. No café. Na salada. À banho maria. Assado e a passarinho.
    - Para falar a verdade eu até que gostava, quando ela estava assistindo a novela das oito e eu mudava... Ela ficava uma arara... Era gostoso vê-la daquele jeito. Era sexy!
    - Sabe, quando eu chegava do futebol, ela vinha reclamando, que eu não dava atenção para ela, que eu nunca ia com ela na casa da mãe dela nos domingo de manhã... Pobre Ritinha deve estar com saudades de mim...
    - Confesso. Eu não achava ela lá essas coisas, casei obrigado. Esses casos de filho de primeira viagem são complicados. Mas eu gostava dela. Era carinhosa... às vezes, não falava coisa com coisa... Falava meio enrolado até, mas tinha um fogo, que meu DEUS!

     Na terceira semana, não tinha essa, era choro mesmo.
     - Cara, eu nunca pensei que me fazia tanta falta a Lurdes. E a Janaína então. Sem falar na Laura. Como é linda a Laura...
     - Eu prometo, Diana, que quando você voltar a eu nunca mais entro de sapato em casa, nunca mais deixo a toalha em cima da cama... Prometo. Juro. Prometo. Juro. Nunca mais.
     - Quando o Liandra voltar, eu vou todos os dias, TODOS OS DIAS, lavar as louças na hora da novela das oitos...
     - Não vou mais implicar, quando ela tiver assistindo filme do Leonardo de Cáprio...
     - Eu nunca mais vou chegar sujo em casa depois do futebol... Prometo tomar banho no banheiro do clube, mesmo quando o Negão estiver lá...
     - Não agüento mais a minha mão!

     Na semana seguinte, o Alberto, que não nunca tinha sentido falta de esposa, mas que agora chorava pelos cantos, decidiu reunir todos os homens e fazer um fórum...
     - Homens presentes nessa solene reunião! Deus nunca esteve tão desconte conosco. São guerras e guerras, massacres, vejam o que o Botafogo fez com o Vasco semana passada. Isso não pode mais acontecer...
     - Apoiado... Gritaram todos quase ao mesmo tempo. Mesmo o Bebeto, botafoguense roxo: "foi uma sacanagem mesmo".
     - Para recuperar nossas mulheres devemos melhorar...
     - Apoiado...
     - Não podemos mais jogar bola todos os finais de semana, tem que ser um sim e outro não... Apoiado... Cerveja? uma latinha e na hora do jogo... Apoiado... A toalha no lugar dela. Nada de entrar com sapato em casa... Apoiado... Nada de reclamar do Leonardo de Cáprio na frente delas, vamos até concordar que ele é bonito... Apoiado... Vamos mijar sentado... Apoiado (menos o Alfredo : "Aí não")... Aceitar quando estiverem com dor de cabeça. " Tudo bem, amorzinho, amanhã a gente faz"... Está anotando Pedro?... SIM, SIM... blá blá blá blá blá... e Sem amantes... Silêncio total... Todos cabisbaixo... Um olhava para o outro, o outro olhava para o um... Apoiado...
Uns riam, outros choravam... Sem amantes!

     Deus encarregou a Ana Paula a ser a chefe das mulheres e acompanhar de perto a reunião sapiens sapiens, e dar um parecer a Deus e a outras mulheres.
     - Bem, acho que o Senhor conseguiu. Eles vão mudar, ou pelo menos assim prometeram...
     - Não dou um mês e eles esquecem dessas promessas...
     - Mas aí Eu retiro por mais um mês vocês, e eles ficam nessa de novo. Disse Deus.
     - Gente vamos dar uma chance. Eles merecem. A gente aqui também quase se desguelando sem eles... Apoiada... Vamos voltar e ver no que dá.

     - Alberto, e essa toalha na cama?
     - Mil desculpas... É que... que.. Já tou indo.

Aderruan de Marco