O dia havia sido quente, uma sauna seca pela manhã e úmida pelo suor da tarde....um verdadeiro inferno na Terra.

                Após o expediente no escritório, fui buscar os óculos de minha filha que duraram exatos 34 minutos depois do último conserto. Nem o Barrichelo quebra tanto carro como minha filha óculos. Por questões de segurança, manterei em segredo qual das duas lindinhas eu me referia.

                Liguei para o Mauro, e ele me disse que estava em Videira, e eu inisistentimente ouvia Ribeira.....foi meu primeiro fora na sequencia que vem a seguir....Desligamos para evitar maiores constrangimentos.

               Chego ao meu pit stop cafeínico....na verdade um Cappucino grande e um copo dágua. Ligo para a Vany, namorada do Salim, um gaúcho gente fina que está me ajudando em assuntos tributários. Precisava falar com ele, mas nada urgente. Pergunto a Vany como haviam sido esses dias, e quando ele partiria. Papeamos uns 5 minutos e desligamos. 

             Ligo para  Antonio (Tunico) e a chamada não se completa. Isso tem acontecido muito ultimamente, quando não acabam  em outros números. Por se tratar de um celular novo, comprado ontem, ainda me sintia perdido com a enorme quantidade de botões e funções. 

           (Um parentesis neste ponto): Antonio, mais conhecido por Tunico, nos conhecemos há exatos 34 anos....uma vida. Somos como irmãos que se criaram em lares diferentes. Ligo tanto para a casa dele que algumas vezes pergunto à Rosana, sua esposa e mãe de três lindos filhos, se posso falar como nosso "marido". Fim do parentesis. Vocês entenderão o porquê desta parada estratégica longo a frente.

           Pressiono o botão do celular,  que pensei eu ser  o que refazia a chamada. Tento novamente chamar meu amigo Antonio. Toca uma, toca duas, toca três...chi acho que ele está na aula de italiano, pensei naqueles derradeiros segundos antes do que viria.

          A chamada se completa:

        " Fala aí safado!!!" Digo eu.
     
        Pois é,  tratamento de homem é assim mesmo, nada de Dri, Cri, Vi ou Si......cum nóis é nas baixaria!!!
          
         Silêncio   total e longo...............

        "Tunico!!!!" repito eu......Nesse ponto eu ainda teria uma chance de escapar da armadilha do descuido.

        Uma voz feminina...........diz alô!!!! Será que era a esposa dele?  Meu cérebro entra em pane.....adrenalina é injetada na corrente sanguinea........o setor de reconhecimento de voz da minha massa encefálica tinha dúvidas: com certeza não era nenhum dos filhos dele......Parecia muito a Rosana........Depois de uma reunião cerebral entre a porção direita e esquerda do mesmo,  de apenas 3 milésimos de segundo, o setor responsável do lado esquerdo do cérebro decide: é a Rosana. Tinha que ser da esquerda!!!!!

          A morte da dignidade se apresenta e  embalada por minhas palavras: Em alto e bom tom digo:

          " CADÊ O MARIDÃO?".  Segundos se passaram,  porém parecia uma eternidade. 

        O silêncio se quebra: 

    "Fala Miguel!!!! E começa a rir!!!! Eu também começo a rir, o mundo inteiro riria se presenciassem tamanha bola fora.
     Era a Vany!!!! Cacete era a Vany!!!! Eu liguei de novo para ela pensando ser o amigo de longa data.
 
         A situação sai do controle, o que teria pensado ela com o que eu disse? Respeitosamente, ela diz que aquela chamada nunca existiu, que ela era muito discreta.....Eu tentava explicar , e ela repetia:                "Miguel não precisa, eu entendo eu sou discreta."

         Discreta ou não, a situação foi muito embaraçosa.
Uma outra chamada entra no celular dela.  Ela disse que precisava desligar e continuou rindo. E muito.

         O impacto foi tão forte, que perdi totalmente a razão e meu primeiro ato foi tentar ligar outra vez  para o Tunico.

        " Fala vagabundo", diz ele. "Cara,  tô cortando o cabelo e depois nos falamos" . Eu disse que tudo bem e desliguei. Já havia terminado o café e estava caminhando em direção ao super mercado  e pensando no que havia acontecido minutos atrás. Pensei en várias possibilidades menos na mais óbvia: de que eu supostamente estaria ligando para alguma amante ou cacho e perguntando sobre o marido dela!!!!!  A Vany é mulher, e ela vai pensar assim, irremediavelmente!!!

              Ligo para ela:

          "Vany!!! Não é nada do que você está pensando!!! " E tento explicar de todas as formas o real motivo: uma falha no celular.
           " Miguel, já disse que sou uma mulher discreta e essa ligação nunca aconteceu."
           " Porra Vany, é sério". Nesse ponto ríamos como dois loucos...tive que sair do supermercado, pois eu estava literalmente entrando em colapso risonho. 

           " Vany, pelo amor de Deus é sério, não é nada disso que você está pensando". Isso se prolongou por vários minutos enquanto eu ria desesperadamente no estacionamento. Um vexame só!!!! Ela dizia que tudo bem com aquele ar de " tá bom,  me engana que eu gosto".  

            Foram minutos inacabáveis. Ela dizendo que entendia e até agradecia pelo riso tão gostoso no fim do dia. Já disse isso uma vez num texto anterior...... " se não dá explicar, admita mesmo assim, pois é menos ridículo admitir que explicar". Não  consegui fazê-lo e continuei tentando explicar meu deslize.         Rimos muito, ao ponto de lágrimas escorrerem como num choro contido.

         Disse a ela que um segurança do supermercado estava me encarando e começou a caminhar na minha direção. Decidimos desligar.

          O segurança chega perto e pergunta se estava tudo bem e disse-lhe que sim. Porém rindo. Não pude aguentar e disse-lhe:
         " Moço, se eu te contar o porque estou rindo, você não vai acreditar". Pedi licença e corri até este computador,  em um cyber café, para não perder um só detalhe.

           Não sei se a Vany ou quem ler isto acreditou nessa história, mas o depoimento de meu irmão Tunico é decisivo para esclarecer o narrado.

           Depois pensei um pouco.... revi tudo e concluí: o prejuízo até que não foi muito, pois eu perguntei "CADÊ O MARIDÃO" e  não " CADÊ O NOSSO MARIDO". Como eu poderia explicar o segundo caso??? Nem tentaria, mais digno seria admitir uma mentira que explicar um tão inusitado engano!!!

          Por falar nisso: ROSANA, CADÊ O NOSSO MARIDO??