Software Livre, o Ubuntu e a Jú

Finalmente consigo vir à casa da Jú!

“Ei meu querido!”

“Vamos entre logo!”

“Não agüento mais esperar, que você instale este meu Ubuntu!”

“Que nome mais bonitinho.”

Então vamos lá!

...

Eis que começa a funcionar!

“Ué! Mas já instalou?”

Não minha querida é um LiveCD.

“Live o que?”

LiveCD. O Ubuntu é um LiveCD, ele funciona direto do CD sem precisar instalar, isto é ótimo para que as pessoas que ainda não conhecem possam dar uma olhadela e também para fazer alguma manutenção.

Você pode usar, com algumas limitações é claro, mas pode navegar na internet e muitas outras coisas. Quando achar que está pronta pra instalar, basta clicar neste ícone aqui na tela.

“Hummmmm!”

Algum tempo depois...

Esta tudo instalado, o HD foi dividido em várias partes, assim seus dados ficam mais seguros, seu sistema antigo foi mantido, tudo certo. Agora vamos reiniciar a máquina, então você assume.

“Ei! Este incio está bem diferente, tem um menu para eu escolher o sistema, entre o Ubuntu e o meu sistema antigo. Que chique!”

Viu só que pratico!

“Essa cor marrom é linda!”

“Que ícone engraçadinho é aquele ali perto do relógio? Olha só saiu uma mensagem dele – Atualizações disponíveis. Como assim?”

Ele está dizendo que alguns dos programas instalados, já possuem novas versões.

“Mas é novinho!”

“Você acabou de instalar!”

Que novinho que nada, este CD que usamos foi baixado e gravado a uns três dias, já não é tão novinho assim.

“Nossa! Como evolui rápido!”

São milhares de programadores mundo a fora, todos melhorando, corrigindo, enfim modificando os programas.

Ah! Me lembrei!

Aqui os programas são chamados de pacotes.

“Hummmmm!”

Então não vai fazer nada?

“Fazer o que?”

Ele está pedindo sua permissão, para atualizar os programas.

Você não vai dar?

“Pedindo pra mim?!”

Claro! Você é a dona dele!

“Ai que coisa mais fofa!”

“Ai ai ai! Ele está me pedinto senha de root! O que é isto?”

É a senha do administrador de sistema, no Ubuntu para máquinas pessoais, ele usa por padrão a sua senha de usuária, aquela que você criou lá na instalação, mas ela pode ser trocada por outra se você quiser.

“Nossa! Ele é mesmo muito forte e seguro!”

...

Já que está tudo pronto e você só tem olhos e ouvidos para seu novo Ubuntu, já vou indo.

“Obrigado! Até loguinho!”

“Vou ficar namorando meu Ubuntu.”

Pode namorar à vontade, mas beijinho só depois que casar.

“Engraçadinho!”

Veja mais detalhes:

<http://www.ubuntu-br.org/>

<http://www.broffice.org/escritorio_aberto>

Copyleft © 2008 Sincero Zeferino Filho (OhEremita)

Oheremita
Enviado por Oheremita em 19/02/2008
Reeditado em 02/03/2008
Código do texto: T866701