SOMOS NORMAIS?

Bom, não podia deixar de escrever sobre algo que muito me comoveu hoje, a leitura de uma crônica intitulada (A culpa é dos cronistas - Marília L Paixão.....ps: é daqui do recanto tá...corram lá e leiam também), não vou comentar sobre a crônica em si, mas sobre o comentário que fiz...que fez eu refletir.

Será que somos mesmos normais? Lembram do livro Alienista de Machado de Assis? É pensei muito naquele livro, depois que li a Marília.

O conceito de normal é dado a pessoa que vive na normalidade...dentro dos padrões de comportamento, que respeita regras, leis, estatutos feitos para criar um modelo de pessoa normal. Mas e se as regras fosses outras? e se sair de casa sem roupa fosse normal? E se não seguir as regras fossem a lei? Seriamos todos o que? normais? anormais? loucos? insanos?

Bom...para os loucos nós é que somos doidos, porque trabalhamos que nem condenados para que possamos comer, vestir, se divertir...mas eles não trabalham, vivem batendo perna por ai...e comem, vestem e ainda se divertem...(com a nossa cara, acho!!!).

Se tudo na vida é relativo...e ser normal é seguir padrões, então quem não segue esse ritmo é o que? E quem avança o sinal vermelho, quem não põe o cinto (mesmo sabendo que pode morrer se o carro bater), e os que burlam o sistema? e os assassinos? Então podemos dizer que os presídios são sanatórios de pessoas normais? E quem rouba milhões dos cofres públicos....é o que então? (esse iria direto pro sanatório).

Por isso acho que nenhum de nós segue a risca todas as regras, leis, padrões de comportamento. Quem nunca disse: "É ninguém tá vendo, mesmo" , "É só dessa vez", "Ai que vontade de matar essa pessoa", por isso ninguém pode se intitular normal....normalissímo, somos todos in-sanos (é...eu nao escrevi errado...não críticos)...lembram do termo in-natura...é somos in-sanos tentando nos enquadrar nas regras para as pessoas acharam que somos normais, mas basta um motivo para "chutar o pau da barraca" e mostrar quem somos...

Vocês já pararam pra entender alguns quadros famosos,não vou citar nomes...(é ilegal...é anormal - posso ser processada), e os poemas? Falando nisso...quem brinca com as palavras...são os que mais tem poder de artificio...porque palavras são palavras....e não pinceladas, figuras são entendidas como N motivos, palavras não...(só quando se filosofa nelas...aí é fogo!!!)....por isso gosto de crônicas...e dos cronistas...

Somos os mais normais de todos os loucos que usam as palavras...somos objetivos, diretos, falamos abobrinhas mais de um assunto sério, brincamos mais dizemos o que queremos...e as pessoas sempre entendem...porque somos claros....mais "normal" que isso...impossível Marília.