Para Meus Netos...

Alguém distorceu a imagem.

Será que você ainda sente a "chapa esquentar" nesse recém-nascido novo milênio? Não falo só de guerra, falo daquele nosso Astro Rei lá de cima flechando-nos com seus raios que transformam as pessoas em queimaduras ambulantes. Aquele nosso solzinho que costumávamos desenhar com um sorriso e, que graças a eterna estupidez do homem, nos flagela com o calor que gera tormentas, furacões, mortes e desastres sem precedentes.

Por isso que comecei essa crônica com aquela afirmação. Sinceramente, painéis, entrevistas, ambientalistas e todo o tipo de "istas" não conseguem me dar um retrato real do que está ocorrendo hoje. Só enxergo a correria, o homem tenta corrigir o que fez. Como se surtisse algum efeito sobre isso.

Emplacam datas e acordos, muitas vezes não respeitados. Grandes potências... quem disse que elas querem que tudo isso mude? Afeta a economia. Querm sofre? Nós! Países em busca do seu lugar no "planeta azuzinho", e só por que chegaram depois do fim da festa se veêm obrigados a levar a culpa e limpar a sujeira. Não estou defendendo ou culpando ninguém. O mundo é uma bola. Bolas não têm lado, todos somos culpados por esse colapso climático...

Enquanto escrevo, a água do mar vai subindo e a água doce vai secando. É isso, se chama extinção. Somos uma raça que sabemos o que é preciso pra impedir, temos o que é necessário. Mas nos sobra a ociosidade, o cenário nunca será o mesmo. Talvez no futuro o que meus netos irão ver nem mesmo seja um cenário. Será o nada, o fim do mundo.

Vai um conselho: não deixem que eles distorçam seus ideais... Alguém pode fazer a diferença.