Pré-requisito de redações e afins: Não fale mal do governo.

Pergunto a vocês, o que fazer quando se tem algo que você quer muito fazer, mas existe um pequeno detalhe e essa atrapalha todo o andamento da coisa? (perceberam que sempre tem esses detalhes chatos?).

Não, não estou falando sobre sonhos megalomaníacos (como sempre diz meu esposo), mas sobre objetivos, é aqueles que são fragmento ainda de pequenas realizações...que como está o "andar da carruagem" por enquanto já está de bom tamanho... Vamos fazer igual os administradores, por favor estudem meu caso e me respondam queridos pseudo-amigos virtuais e nada imaginários!

Tenho que fazer uma pesquisa científica, em que o tema é "Educação para reduzir as desigualdades sociais" e escolhi a linha: Mecanismos de inclusão (Tecnologia digital, educação empreendedora, acessibilidade e mobilidade social), até aí tudo bem, principalmente pra alguém que adora ler e escrever....mas algo está me incomodando (é o ser humano é um bicho que nunca tá conformado).

Fui advertida que tenho que fazer uma pesquisa em que, mesmo que o contexto em que estude e queira pesquisar tenha dados e informações que fale mal ou cite o governo ou coisas do gênero....eu "disfarce", tente "desconversar", aja como "ops! eu nem vi isso aqui", porque senão é arriscado que eles nem leiam todo meu projeto e bye-bye prêmio.

A mesma recomendação foi dada para redações em concursos e vestibulares, evitar falar mal da administração pública, mesmo que com o tema...não tenha pra onde correr. O que se quer dizer com isso: Que eu tenho que inventar uma história de um mundo cor de rosa que querem vender pra gente ou escrever um conto do mundo do "faz de conta", e o contexto histórico, econômico, político que me dão base para fazer a pesquisa, onde fica???

Como posso ter embasamento de um assunto e não olho sobre esses primas? Se todo material que leio, todo artigo ou trabalho científico que pesquiso...analisa a coisa como um todo, não posso ser imparcial?

Até podia ser, todo o meu trabalho serveria de nada...pois para ganhar o tal concurso além de apresentar um ótimo trabalho, o outro pré-requisito (que está sub-entendido) é dizer as coisas que eles querem ouvir, e tentar tirar do "nada" uma solução para que se reduza as desigualdades, pois quem vai entregar o prêmio é o Presidente e preciso tá sorrindo pra ele...né?!

Mas, gente...fazer algo assim e não poder dá nomes aos bois e as vacas é complicado. Não posso dizer que Tecnologia digital é apenas botar um monte de computador numa sala, que Educação empreendedora é ensinar o povo a buscar alternativas informais para a falta de desemprego, e que acessibilidade e mobilidade social é possível...(é posso escrever também que sonhar não custa nada...não é?!)

Tou começando a acreditar no que meu esposo diz quando chega e me vê pesquisando algo sobre o assunto: Você não pode ser normal? até ensaio uma risada, mas ele sabe que esse trabalho todo feito "logo por mim", que vou a fundo do âmago da coisa, é "no cascão da ferida", é como se fosse suícidio literário e perca de tempo, eles não gostam de soluções...gostam de mostrar paliativos pra dizerem que estão fazendo algo.

É triste vê teorias excelentes de grandes cientistas políticos que se limitam apenas a serem usados de forma acadêmica...mas há muitas delas que se posta em ação...já teria melhorado muita coisa...(se não dão moral pra eles, imagine pra mim?) Uma criatura lá da região norte, indiazinha de Manaus...que acha que com planejamento e EXECUÇÃO das iniciativas viáveis e proposta por tantos estudiosos...poderia sim deixar o país dela...melhor.

Pra quer então...estudar, pesquisar, analisar, codificar problemas e encontrar soluções...se eles nunca sairão do papel??? É triste...e frustante, mas é a mais pura verdade.