FOGÃO A LENHA

Fogão à Lenha

Quero falar de saudade, uma palavra genuinamente brasileira. Um sentimento em que a alma volta no tempo e paralisa um momento único, especial em nossa vida. É esse sentimento que tenho, quando me lembro do fogão a lenha da casa da minha avó.

Diferente dos mirrados e quase imperceptíveis, fogões de hoje, o fogão à lenha era imponente, se fazia presente na cozinha. Logo cedo abria sua “boca” Para receber seu “alimento”: Pedaços de lenhas que eram empilhados no quintal. Alimento que se doava feliz pela magia da transformação.

Para o fogo “pegar”- Como dizia vó Dora - ela dava uma mãozinha com o seu abanador de palha trançada. Logo, logo começávamos a ouvir o estalado da lenha “sorrindo” em folguedos. Hora de entra em cena a sua fiel companheira: A panela de barro. Misteriosa, parecendo um caldeirãozinho de bruxa. Nela a vó Dora preparava suas porções mágicas: Feijão de corda que, previamente debulhávamos em grandes bacias, temperados com “toicinho de porco”. Arroz branco, tirado das escolhas, que junto com o feijão amassado virava deliciosos “capitães” distribuídos, por vó, nas nossas bocas gulosas.

Do “caldeirãozinho” também Surgia pasteizinhos, Coxinhas, canudinhos, todos feito com a massa que a vó Dora “abria” no rolo de madeira e no seu mini-cilindro, que era preso por dois parafusos no canto da mesa da cozinha.

Cozinha onde o querido fogão a lenha de tudo participava. Para o lanche da tarde ele não se fazia de rogado e mesmo depois de horas “trabalhando”, não tinha cansaço para abrigar em seu forno o bolo fofo da vó, do qual éramos herdeiros da tigela, onde dedinhos ávidos faziam a festa.

A noite chegava e lá estava firme nosso guerreiro exaltando o cheiro convidativo da suculenta “canja de galinha” da vó, que devorávamos em meio às risadas e estórias das estripulias do dia. Só então o amado fogão à lenha se entregava ao descanso e de suas entranhas eram retiradas, por vó Dora, as cinzas símbolo sagrado de um dos mais sublimes atos de amor: A transformação dos alimentos.

Iakissodara Capibaribe.

IAKISSODARA CAPIBARIBE
Enviado por IAKISSODARA CAPIBARIBE em 01/03/2008
Código do texto: T882227