PENEIRAS DE SÓCRATES

PENEIRAS DE SÓCRATES

“As pessoas sábias falam de idéias.

As pessoas comuns falam de coisas

E as pessoas medíocres falam das outras pessoas”.(Sócrates)

Muito antes de Jesus Cristo, Sócrates já disse essas belas palavras.

Quando a pessoa queria dizer alguma coisa, ele sempre pedia que passasse a mensagem pelo crivo das três peneiras.

A primeira – da verdade.

A segunda – da bondade.

A terceira – da necessidade.

O que se vai falar é verdade? É coisa boa? Ou vai gerar coisa boa? É necessário que se fale? E for, deve ser do jeito que está se planejando falar?

Para o ilustre filósofo é preciso conhecer a própria ignorância.

Pois cada pessoa pensa que conhece muito, mas na realidade não conhece nem ela mesma.

Visto como, se conhecesse, não cometeria as aberrações que muitas vezes comete.

Quanto mais a pessoa diz ser conhecedora, mais ignorante ela se torna.

O verdadeiro sábio é aquele que nunca se cansa de buscar conhecer algo mais sobre si mesmo e sobre as verdades objetivas e reais.

Portanto, se a pessoa não conhece direito nem ela mesma, como terá o direito de ficar julgando os outros como se fosse juíza?

A maioria das pessoas fica presa no nada, falando de coisas e de pessoas.

Não são capazes de pensar e criticar à altura da vida e da esperança.

São muitos os motivos que as levam a serem assim:

O sistema político, social, econômico, religioso e hoje podemos dizer também, o mundo da tecnologia.

É preciso que as pessoas parem e pensem mais sobre elas mesmas e sobre o futuro que elas estão construindo.

Uma grande parte de pessoas não pensa, age em cima de hipocrisias que não a leva para lugar nenhum, a não ser para a depressão e o sofrimento.

Esses indivíduos tornam-se seres ciumentos, medrosos, carentes, repugnantes, prepotentes e autoritários. Tudo isso por medo e insegurança. E não tem como ser diferente, porque não conhecem nem a si mesmos.

Assim sendo, não sabem por onde começar a mudança.

São como os flamingos: lindos por fora, mas não tem onde serem mais medíocres.

Passar todos os dias pelas peneiras de Sócrates é fundamental.

É isso!

Acácio.

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 03/03/2008
Código do texto: T885486
Classificação de conteúdo: seguro