Ilmo Sr. Fumante

Essa crônica eu fiz assim que foi posta em vigor a lei que proíbe o fumo em shopings e locais fechados. Mesmo que a lei já esteja "acomodada" ao nosso dia-a-dia fica aí a opinião e eu algumas partes ela se mantém bem atual (naquela época - final de 2003 - ainda não sabíamos do Mensalão e seus comparsas) pois, marca a falta de respeito com a população em relação a muitas utilidades básicas e o excesso de gastos em publicidades e porcarias afins!

Ilmo Sr. Fumante,

Segundo a Lei 9294 do Governo Federal o senhor não é mais bem vindo nos corredores dos shoppings do Rio de Janeiro, pois a fumaça emitida pelo seu cigarro, charuto, cachimbo ou afins, incomoda a todas as pessoas que estão ao seu redor. Isso não quer dizer que nós, que fizemos a lei, tenhamos perguntado a todos os freqüentadores de todos os shoppings. Mas nós achamos por maioria que sim! Sua presença como fumante tem incomodado todos os transeuntes do West Shopping ao Fashion Mall; e o senhor não poderá reclamar, pois se foi o senhor mesmo que nos colocou lá por meio do sufrágio universal ao qual tem direito e nos elegeu como seus legítimos representantes; nós decidimos que o Senhor está terminantemente proibido de se auto-poluir!

Também venho por meio desta informar-lhe que como não temos mais o que fazer em relação à: saúde pública, educação, segurança e saneamento básico; estamos gastando bastante dinheiro com a propaganda desta lei. Com certeza o senhor há de concordar com isso! Afinal, o senhor pode andar naturalmente pela rua a qualquer hora do dia ou da noite e terá a convicção de que nada poderá lhe acontecer pois nossa bem paga polícia militar estará atenta a qualquer pessoa que possa importunar o seu trajeto; assim como, se ao atravessar a rua o senhor for atropelado por algum carro desgovernado, será levado imediatamente para o próximo hospital público e lá terá todos os cuidados e equipamentos necessários para sua plena recuperação! E não podemos esquecer da sua calma perante uma tórrida chuva de verão no fim da tarde, pois todos os bueiros estarão desobstruídos e não existirá nenhum desabrigado pela enchente. Como também nenhum morador de rua está passando fome, frio e lhe pedindo esmola a cada esquina.

Portanto, Sr. Fumante, estamos lhe dando toda a chancela para que está lei não o irrite ainda mais com o seu governo! Pois todas as providências estão sendo tomadas para que o seu bom humor goze ainda de muitos e muitos anos.

Já íamos esquecendo de afirmar que com certezas todos irão entender corretamente este comunicado, pois têm toda instrução acadêmica para tal!

Atenciosamente,

Os Eleitos.