Tres Corações é do avesso

Foi escrito por Darcy e publicado por Valério Neder Andrade, em 27 de Julho de 2.oo6.



Tres Corações é do avesso:
Aqui o bom não presta, já o safado é um coitado.
O honesto é duvidoso, mas o trambiqueiro tem crédito de sobra.
Paira sobre o competente uma sombra desconfiada,enquanto o cretino
deita e rola.
O túmulo é o melhor lugar para quem entende do assunto, já
o quebra galho tem voz ativa.
O médico é monstro, já o monstro é chamado de doutor.
O sério é chato, enquanto o chato impõe regras.
Moço educado é bicha, já o estúpido é folclórico.
O folclore é entulho.
E o entulho rende um dinheirão.
Aqui moça liberada é biscate.Rapaz liberado é esquisito.
O digno é obrigado a passar a vida provando sua honradez, mas ningúem duvida do ardiloso.
Toda boa família tem pelo menos uma ovelha negra, já no clã dos lobos e cascavéis reina a normalidade.
Por suposição todo turco é ladrão.
Só esqueceram de dizer que foi um ladrão tricordiano quem inventou a suposiçao.
O funcionário canalha se vende por dez por cento.
O funcionário de categoria se vende por trinta.
O botequim pé-de-chinelo tem mosca na sopa.
O botequim de classe A tem coisa muito pior .
Aqui, a rua direita é torta, o Corgo das Rosas é um esgoto fedorento.
A rua do Cascalho tinha água de sobra e a Alameda do Ouro não passa de um beco.
Aqui um bando de anônimos virou nome de rua, já o fundador da cidade ningúem sabe ningúem viu.
Aqui todo trabalhador tem direitos de sobra, já os vagabundos ditam regras de conduta.
Para o mundo Pelé é rei , aqui não passa de um nego ordinário.
Aqui a praça é do povo só que o povo é obrigado a ficar em casa com medo dos bandidos e das putas que infestam a praça.
Aqui diz o cara da esquina.
É tudo muito bacana, só que bacana, esqueceu-se ele, é uma gíria que estava na moda em 1.950.
Aqui é exatamente o retrato do Brasil descrito por Ciro Bertelli:
Um lugar onde a puta goza, o traficante cheira e o bicheiro é viciado em jogo.
Aqui, o cidadão de bem, com a vida de serviços prestados á comunidae, é enterrado no ostracismo, já o pústula merece volta olimpica de medalha de mérito.
Aqui o cidadão de bem é enchovalhado em praça pública, enquanto o canalha trambiqueiro recebe abaixo assinado de solidariedade.
E tem gente que ainda não sabe porque as coisas por aqui não dão certo.
Aqui quando um empresário honesto e trablhador faz uma reclamação pertinente sobre buracos de sua rua, e o esgoto correndo
a céu aberto, o funcionário público do quinto escalão(para não dizer dos quintos do inferno)lhe responde grosseiramente, que se não estiver satisfeito é para mudar de cidade.
Aqui o agiota sem pedigree, que veio sabe lá de onde, diz, alto e bom som, com arrogância e veemência, para o ilustre cidadão da terra
caçar outro rumo, que a cidade dispença gente como ele.
Enfim um espetáculo.
Terrível, absurdo, grotesco, porém espetacular.
Tres Corações é do avesso.
Se Jesus Cristo aquele único e original, tivesse vindo ao mudo em Três Corações, estaria vivo até hoje, velhinho, velhinho, com barba e cabelo imensos, pedindo esmolas na porta da igreja.
Tres Corações é do avesso.
Com craques ilustres em todas as áreas da atividade humana, nossa terra fez a opção pela mediocridade.
Depois não sabem porque o Darcy escreveu.





******************************************

Quero deixar claro que estou publicando porque achei muito interressante e assino em baixo...
*************************************************
martamaria
Enviado por martamaria em 05/03/2008
Reeditado em 07/03/2008
Código do texto: T888252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.