II Encontro dos ex-alunos...

Chega mensagem de um ex-aluno do meu pai, propondo um encontro dos antigos discípulos do Mestre, como era e é até hoje carinhosamente chamado. Parece que houve excelente aceitação da parte de vários outros antigos alunos concordando em comparecer. A proposta é boa e quero desde já lançar a segunda edição do evento, antecipando o sucesso que o primeiro encontro terá. Tenho algumas idéias para o projeto e quero colocá-las para análise dos amigos. Em primeiro lugar, sugiro que o encontro seja realizado aqui em Livramento, pois aí não vou ter que viajar e também porque fica bem ao lado de Rivera, sacaram? Em função disso, vou dar uma olhada lá pela Intendência da vizinha cidade para ver se conseguimos alguma verba á fundo perdido, pois o pai é descendente do homônimo herói uruguaio. Pelo menos é o que se suspeita... O fato do pai ter nascido em Laguna não significa nada, pois parece que o tal castelhano era andarilho e “mui” sacana. Pra festejar o “ajuntamento”, é claro que vamos ter que providenciar um churrasco por aqui. Tem o problema do Kledir Ramil, mas isso é apenas um pormenor maior. Afinal, o sujeito é vegetariano radical e parece que só come porcarias, tipo “tofú” e outras iguarias naturebas. Arrrgh... Em compensação, há suspeitas que o nosso “bardo” não é abstêmio. Acho que as coisas se ajustam por aí... É claro que vamos festejar em um C.T.G., pois o pai, apesar de ter nascido “Catarina”, era gaúcho honorário e torcedor fanático do colorado. A entrada na festa só será permitida aos que forem aprovados em prova de geometria descritiva e desenho geométrico, a qual será aplicada na chegada ao local do evento sendo que os familiares do homenageado estarão dispensados. Tal providência se justifica para evitar a entrada de estranhos. Ah! Esqueci de dizer que não haverá segunda chamada. Vai ser distribuída na festa a Comenda referente ao fato, sendo agraciados o Sr. Paulo, o Dr. Kledir e outros menos votados. Será chamada de “Medalha da Ordem Primeira dos Ignorantes”, nos Graus de “Seu Ignorante” e “Ignorante”. Os agraciados terão que portar obrigatoriamente, o boletim com as notas da Escola Técnica Federal de Pelotas, sendo optativos comprovantes da Furg, UcPel, Lemos Jr. e outros menos importantes, desde que os portadores comprovem o vínculo com o implacável mestre. A solenidade será aberta com o hino do glorioso Colorado e após teremos uma fumaceira festiva, com o acendimento simultâneo de trezentos cigarros, que era mais ou menos a quantidade que o pai fumava por dia. Quanto ao traje, é claro que é o tradicional: bombacha para os homens e qualquer traje para as mulheres, com entrada franca para qualquer um que se apresente vestindo a camiseta do glorioso S. C. Internacional, mesmo que não tenha sido convidado. É claro que á regra anterior não se aplica aos torcedores do co-irmão. Pra não deixar dúvida: clube co-irmão é aquele lá da Azenha e assíduo frequentador da segunda divisão. Não serão admitidos gaúchos de bombacha com cores duvidosas, comportamento idem, alpargatas com lantejoulas, camisetas do co-irmão (repito) e outras frescuras afins. Não adianta dizer que comprou no Rio de Janeiro, na Butique Gayucho ou coisa parecida. Não entra e pronto. A única exceção será para o Kledir, que afinal de contas, mora no Rio á um tempão e já deve estar acostumado com estas frescuras, desde que não queira discursar se justificando o porquê de estar com bombachas de cor rosa e alpargatas bordadas com fios de prata. Por falar nisso, vamos aproveitar a vinda dos manos e solicitar um show gratuito. Tenho certeza que eles não vão recusar tal pedido. Depois disso tudo, finalmente vamos churrasquear uma boa costela gorda, como o pai gostava e tomar um bom chopp uruguaio, por "supuesto". Favor trazer os talheres e pratos. Se quiserem trazer a carne, também não vamos reclamar. As adesões podem ser efetuadas comigo, mediante depósito antecipado em conta secreta, cuja numeração fornecerei depois, em mensagem também secreta, pois todo o cuidado é pouco... Explico: a nora do Prof. Rivera é funcionária da Receita Federal!!! Outras sugestões serão aceitas, desde que não atentem contra a moral e os bons costumes. Se bem que não sei o que isto quer dizer... Em tempo: quem determina o que serve ou não serve, sou eu, que prometo agir democraticamente, pelo menos enquanto estiverem me olhando. Também temos que ser muito cuidadosos quanto aos participantes da festa, pois já confirmaram a participação representantes da Diocese de Pelotas, funcionários do Museu Oceanográfico de Rio Grande, um sujeito que se diz pai-de-santo e que promete comunicação instantânea com o Prof. Rivera desde o além mediante pagamento em dólar, representantes do Consulado Gremista de Pelotas e Vereadores de Laguna, o que é muito suspeito. Suspeito também que estas pessoas queiram denegrir o evento e macular a imagem do Mestre, o que não podemos permitir. Andei recebendo e-mails ameaçadores de uma tal de “ Associação dos ex-alunos ralados pelo Rivera”, que prometem enviar um pelotão suicida para acabar com a festa, o que justifica o nosso cuidado. De qualquer modo, se as coisas ficarem feias por aqui, transferimos a festa para Dom Pedrito, que é mais perto e mais tranqüilo. No aguardo das adesões, atenciosamente, Luiz Carlos Rivera, filho e tesoureiro do Evento.