"O assassinato do português é um fato consumado!".

[Nunquam morte voluntas sua fuit ad-transverse temporum...]...

A manhã se mostra ensolarada; são [10h 05m], a Sol brilha, ilusoriamente, de forma perpendicular a montanha contígua à Baía de Micena, e, por detrás da copa dos arvoredos, entre estes e a estrela, há três nuvens que, de tão alvas aos meus olhos castanhos escuros, mais se assemelham a chumaços de algodão... - o dia?... - [24]... - mês?... - [agosto]... - o ano?... - [79].

Um milionésimo de segundo é o tempo necessário para que o meu pensamento saia do eixo do equilíbrio, mergulhe em completo desalinho, e, entre em colapso total diante de uma inesperada explosão; qual a causa?

Não sei!

Abro a porta do palacete onde resido nestes tempos ignotos!

Erigido na Rua Vinte e Oito, semi-encoberto pela copa da arvores e, ato contínuo, exploro à olho nú a encantadora vista do sopé do Monte Vesuvius, ao tempo em que percebo linguas de fogo de, aproximadamente, cem metros de altitude, consumindo o oxigênio, e, tornando o ar extremamente rarefeito; propagando-se a uma velocidade incrível quando um bloco de calcáreo voa na direção de [Herculania.].

Pagar para ver?

Qual o quê!

Demais disso, caminho à pés pela via principal, passo pela padaria do [Fulvius], pela termas do [Augustus], pela lavandaria da [Claudia], e, pelo Anfiteatro, atinjo a reta que me conduz ao porto.

Na minha linha de fuga, alcanço à [Ione], ao [Glauco], à [Nivia], à [Caelia], ao [Helvidius]; a pompeianos em retirada do inferno de fogo, de lavas e de pedras, contudo; a feiticeira [Hateria] não tem a mesma sorte... - morre esmagada por um bloco de pedra pomes semi-incandescente.

No porto, [Glauco e Ione] me convidam para rumar para [Atenas], entretanto, tomo uma galera, singro as águas do Mar Mediterrâneo, atinjo a lendária cidade de [Alexandria], sofro um [Acidente Vascular Cerebral], entro em [Coma Atemporal Agudo Profundo Irreversível], e, [1902] anos depois recobro a consciência... - em que ano estou?... - [1981]... - em que mês?... - [maio]... - em que dia?... - [1º!].

[Quintus Justus Maximus, sempre ele... - [Quintus por ser o quinto filho da família, Justus por se auto-julgar o individuo mais correto da face do Terra, e, Maximus por entender que não há outro sábio à sua altura]; dele recebo um convite e de onde extraio os seguintes dados:

O primeiro - 1a. Igreja Batista em São Caetano do Sul;

O segundo - localizada no Jardim São José;

O terceiro - horário do casamento... - 19h 00m];

Pois bem, a esta altura, vivendo não no século [01], mas no século [20], resido na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, de onde, às [23h 10m] do dia [30] de abril, na [Rodoviária Novo Rio, adentro ao ônibus nº de ordem [710041], placas PXN 7204, da [Viação Itapemirim.].

Decorrido o tempo médio do trajeto entre as cidades de São Sebastião do Rio de Janeiro e São Paulo de Piratininga, estipulado em mais ou menos seis horas, apeio às [06h 12m], na [Rodoviária Tiradentes], na manhã do dia 1º de maio... - necessito de informações...

Uma mocinha se aproxima e eu a interpelo... - ela pergunta:... - [Em que posso estar ajudando?].

Eu argumento:... - [Como faço para chegar ao Jardim São José?].

Isabele me informa:... - [O senhor pode estar pegando um buzão para o Jabaquara, e, lá estar se informando!].

Não senti segurança...

Vou a um policial...

Nem mesmo havia chegado perto e os meus olhos atentos se fixam na etiqueta de identificação, estrategicamente, aposta ao uniforme...

Lá está escrito:... - [Tenente Antunes.].

Pergunto:... - [Por favor, Tenente! Pode me informar como faço para chegar ao Jardim São José?].

O policial contra-argumenta:... - [Amigo, o senhor pode estar pegando o ônibus para São José do Rio Preto; o Jardim São José fica lá!].

Limito-me a dizer:... - [Espera aí, Tenente! Não há explicativo, estou aqui para ir a um casamento em São Caetano do Sul e o senhor me manda para São José do Rio Preto? Será que o meu meio primo é doido? Casa-se em São José do Rio Preto e, simplesmente, me manda para São Paulo de Piratininga? Não Tenente, essa é demais!].

Impossível...

[O senhor pode me emprestar um Guia Rex?].

O exemplar da publicação, antigo por sinal, me esclarece...

Tomar o metrô na Estação da Luz, saltar na Estação Jabaquara, tomar o ônibus da CMTC, saltar na Estrada de Interlagos na altura do numero [3052], adentrar a primeira entrada à esquerda; alí está o Jardim São José.

De fato, às 19h 00m], depois de obedecer a todos os procedimentos me encontro, confortávelmente, assentando, levantando, andando, conversando com os demais elementos presentes na recepção.

Não obstante, deste dia em diante, um enigma tem me acompanhado, e, nessas condições tenho sentido enorme dificuldade em decifrá-lo.

A cidade de São Paulo de Piratininga, fundada por [José de Anchieta] aos [25] dias do mês de janeiro do ano de [1554], estrategicamente, por ser o [10º dia do mês de Sebate], no contexto judeu, data do nascimento do apóstolo Paulo no ano [3793], e, equivalente ao anno domini [02], justificando a homenagem do [Apóstolo do Brasil] ao dar à cidade, nome tão significativo.

Entrementes, a cidade de São Paulo de Piratininga se coloniza a partir da imigração de italianos, japonêses e portuguêses; portanto, como se explica o gerundismo aplicado à linguagem do paulistano... - [eu vou estar telefonando...], ora; isto é estrutura de língua inglêsa... - I'm speaking with you about, I'm saying that your book is over there, Forgive them because they are knowing what they do; essas colocações...

Eu diria:... - [ O paulistano todos os dias assassina o português!].

Portanto,não se negue... - [O assassinato do português é um fato consumado... - sim ou não?].

Você decida!
YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 13/03/2008
Reeditado em 29/03/2008
Código do texto: T899082
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.