A TERRA SEM NÓS



              O título deste texto me chamou a atenção antes mesmo do próprio conteúdo que discorro a seguir. Não se trata de uma terra ou  país hipotético, onde tudo caminha fácil, sem burocracia, sem os Nós que atam a eficiência dos serviços públicos. 

           Confesso que ando meio deprimido com certas coisas do dia a dia, e mais ainda com as últimas duas questões que me martelaram a cabeça por vários dias, e  se referem a algo mais complexo, mais espiritual.

          Cheguei a duvidar da existência de Deus ou de qualquer outra forma de inteligência que seja o regente de tudo o que há na natureza. De uma hora para outra achei que tudo poderia ser obra do acaso, de um jogo aleatório,  de combinações as quais não entendemos ainda.  
         A maioria das religiões prometem uma vida após esta que vivenciamos agora. No geral é uma vida mais gratificante, sem dor ou fome, a não ser para  aqueles que vão aos infernos por todo o  sempre, por não seguirem o que outros dizem.

           Um dia me fiz a seguinte pergunta:  

       - E se depois do último suspiro tudo  acabar?
        Um pavor gelado se apossou de minha alma. O pior é que se não houver nada, não o saberemos NUNCA!!!! Sentiu o drama do questionamento anterior. Não saberíamos nunca, e pior, não dá nem para avisar os outros.

             O outro assunto que me deprimiu bastante, porém de uma sapiência digna de um deus e que conto a seguir.

          Há um programa com duas horas de duração que está sendo exibido desde o dia 11 de Março nas televisões à cabo com o seguinte título: A TERRA SEM NINGUÉM, ou seja a Terra sem nós (como diz o título deste texto).

         Através de um estudo profundo, cientistas de várias áreas do conhecimento simularam o que ocorreria ao planeta se todos os seres humanos desaparecessem da Terra. (somente os humanos, os outros animais continuariam por aqui). O motivo da extinção pouco importa: doenças, mega cataclismos, meteoros errantes, guerras, um governo Lula + Chaves,  etc. A simulação mostra a evolução e recuperação do planeta, começando pelo primeiro dia sem humanos até chegar aos 10.000 anos, que por sinal não significam nada na história do planeta Terra, algo como uma piscadela nossa durante toda uma vida. Se a história da Terra até agora fosse contada em 24 horas, a humanidade toda ocuparia exatos 30 segundos!!! Lamento dizer,  mas a proporção é exatamente essa, na medida mais exata possível. Dado importante: as transmissões de rádio e TV feitas pelo homem durante os últimos cem anos, vão se transformar em ruído após alguns anos luz daqui. Isso quer dizer que muito dificilmente nossa música será ouvida em outras partes do Universo conhecido. Portanto nenhum grupo de rock poderá receber o título de melhor banda do universo.

         Foi  maravilhoso ver como  a natureza se recupera rapidamente sem nossa interferência. Tudo se recupera, tudo renasce. E sabe quem é que vai apagar nossos rastros de civilização? As verdes e exuberantes plantinhas, que não se movimentam como nós, mas nunca perderão seu espaço neste planeta. Tudo o que o homem produziu será decomposto: edifícios, pontes, carros, obras de arte, tudo!!!! As últimas obras humanas a se decomporem serão exatamnte as mais simples: as que foram feitas de pedra!!!! Aquele quadro que você pagou uma nota para pendurar na sala vai virar pó. Dinheiro??? Lamento dizer mas os cupins e baratas vão se alimentar dos dólares guardados no guarda-roupa.  Deprimente né???? Ao fim das duas horas de tortura subliminar não sabia o que pensar. Um vazio do tamanho do planeta me invadiu. Tentei conectar esta questão com a não existência de Deus. Aí a coisa ficou complicada, pois não enxergava mais motivos para fazer tudo certo, pensando numa vida futura, em reencontrar entes amados?  

          A resposta veio rápida: Deus ou como você queira chamar não existe, Ele é o próprio universo. Dizer em existência, dimensiona-O, confere-Lhe  tempo, o que é impossível. ELE é a própria inteligência que permeia tudo. Não há nada mais justo que o próprio universo. Tudo se transforma para voltar a fonte original,  num círculo eterno e perfeito.  A isso os cientistas chamam de Bing Bang. Criação e transformação contínuas e eternas. Deus é a energia que está em tudo. Se matéria é energia, e Deus é energia, portanto Deus também é a matéria. Tudo é Deus.

          A mensagem que ficou, no meu caso,foi a de que nem mesmo por vontade própria, o homem é capaz de destruir totalmente a natureza. Podemos agridi-la, mal trata-la, desdenha-la, mesmo assim ela renasce e se renova, afinal somos irmãos energéticos e energia não pode ser destruida, somente transformada!!!! Portanto membros do Greenpeace, a vitória virá, é inexorável, o problema é que Nós muito provavelmente não veremos esse dia. E daí? Nós somos eternos, nós somos a Natureza, nós somos DEUS.