É do Amazonas...e não da Amazônia

É incrivel o senso geográfico das pessoas quando diz respeito ao estado dos outros, muito já ouvi falar que Manaus é capital da Amazônia, e ainda vão ter pessoas que vão me falar: Mas, não é mesmo?! E eu vou responder: MANAUS NUNCA FOI CAPITAL DA AMAZÔNIA E SIM DO AMAZONAS!!!!!!!!!!!!!!!!

Para efeito didático, daqueles que lá no ensino fundamental ou antigo 1º grau (dependendo da época) que por algum motivo torpe ou relevante...gazetaram, fugiram, pularam o muro, estavam doente, de licença maternidade...paternidade...mortandade estiverem impossibilitados de assitirem a essa aula de geografia, lá vai a reprise da aula.

A Amazônia Legal é uma área que engloba 9 estados e é mais um dispositivo político do cria e extingue superitendência, do que propriamente área geográfica, os estados que fazem parte são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Rondônia e oeste do Maranhão, perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente a cerca de 61% do território brasileiro e 56% da população indigena habita aqui, e o território é sete vezes maior que a França e corresponde a 32 países da Europa Ocidental.

Pra ser mais fácil o entendimento, vou ser mais clara: Lembram daquele que as ONGS adoram chamar de "PULMÃO DO MUNDO", que é cenário de muita disputa, grilagem, desmatamento, que já rendeu até novela e série de tv, é esta é AMAZÔNIA.

Agora o Amazonas é um estado da região norte esquecida do país, que tem como capital a cidade de Manaus que possue a tão falada Zona Franca, e onde está o espetáculo do encontro das águas (Rio negro e Rio Amazonas que correm lado a lado por quilometros sem se misturarem) o Teatro Amazonas, o Peixe chamado Jaraqui (Quem o come não sai mais daqui).

Essa não foi uma aula de geografia, pois muito tem a se falar, mas como não sou professora e sim cronista aspirante, só quis colocar os principais aspectos que diferencia Amazônia e Amazonas, pra você nunca mais "pagar o mico" de errar isso, numa prova, em um concurso ou mesmo quando for conversar com algum Amazonense.

Abraços