MATUTO MINEIRO
Não é atoa,que ,Minas presenteou o Brasil com as mais ardilosas raposas da nossa politica.Pois,o mineiro,é tinhoso,conciliador,manhoso,mestre em comer pelas beiradas,desde Alckmim até Aecio.Estes dons não são apanagio das elites,o povinho tambem é mestre nas respostas prontas e comentarios maldosos revertidos de elogios.Em Salvador,no auge da Redentora,o paraninfo dos formandos em Direito,fez um veemente discurso a favor da liberdade e saiu preso;o orador,mineiro,disse o mesmo que o professor e foi aplaudido pelos militares presentes;pois é,êle falou á moda mineira e escapou do pior.Mas,nossa estória começa,quando um playboy,arrogante e sulista,passava de férias pelo sertão das Alterosas,com seu carrão de 50 cavalos,conversivel,cheio de opcionais,e o dono la,impando de orgulho,querendo mostrar á bela loura que o acompanhava,a potencia e o conforto do carro.Mas,algumas estradas vicinais de nosso interior brasileiro,são estreitissimas,mal dá passagem a uma carroça e as de Minas não fogem á regra.Daí,o garotão encontrou o matuto;vinha êle,sossegado,pitando seu cigarrin,levando uma tropa de burros,estrada á fora.O carrão nos seus calcanhares,bufando,buzinando,acelerando e o mineirinho sossegado.Fulo de raiva,o playboy gritou:-Fora,tira esta porra destes burros da estrada que eu preciso passar.-Calma,moço,disse o mineirinho,carreira não é pressa,ali adiante a estrada alarga e eu tiro os burricos pru mode vosmicê passá.Mas o  pilantra não queria acordo e continuou provocando e xingando._É o que dá tratar com essa sub raça,agente so se estressa,maldito matuto.E provocava:-eu vou ter que ficar atras de tu,com meu carro veloz,de 50 cavalos e tu com meia dúzia de burros,com certeza,mais inteligente que tu que so deves ter dois neuronios e o matuto impassivel,levando sua tropa.Quando a estrada alargou,êle pôs os burros de lado,deu passagem ao furabolos e tambem um conselho;mió vosmicê andá mais devagá.O outro nem se dignou a responder  e saiu na volada,a mil por hora;Para la adiante embicar o carro de 50 cavalos,num córrego,cuja pontr havia caido,e lá ficou,estetelado,com a frente do carro,mergulhada no riacho.Minutos depois passou  o mineirinho,viu que entre mortos e feridos escaparam todos e falou pro motorista,sentado á beira do riacho,as mãos na cabeça:- a mode qui vosmicê 'tá dando de beber á tropa???
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 15/03/2008
Código do texto: T901682
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.