INGRATIDÃO

A maior forma de se conhecer o íntimo de alguém é observar o grau de agradecimento e reconhecimento que ele apresenta, seja para você mesmo ou para os outros.

A pessoa que comenta com você, mesmo sem nunca ter te prejudicado, que apesar do fulano ter sido bom para ela, vai acabar dando uma bola nas costas dele, não merece confiança.

Quem é ingrato trai, mente, machuca e não faz apenas para uma pessoa, uma única vez, faz para todas as pessoas, o tempo todo.

De todas as imperfeições que o ser humano pode demonstrar, a ingratidão é a que mais dói e a mais letal.

Um ladrão que invade a tua casa, não tem nenhum vínculo com você e mesmo que tenha algumas atitudes mais cruéis, ainda assim, seu comportamento não se compara àquele que você ajudou, amparou e depois te traiu.

A gratidão e o reconhecimento, parecem intimamente ligados à fidelidade, que é outro atributo tão importante quanto.

Quando se fala em fidelidade, vem logo a lembrança de ser capacho, de fidelidade canina, de fechar os olhos para tudo de errado que o outro faz, pois se deve ser cegamente fiel a ele, ou a mais comum, a mais humana, a mais “instável”: a fidelidade conjugal.

Não é dessa fidelidade que me refiro.

A fidelidade que falo é a fidelidade positiva, aquela que você não trai porque respeita, não trai porque admira, não trai porque gosta do outro e não trai porque é grato.

A ingratidão está bem retratada na bíblia, com os seus personagens que mais causaram a todos nós, uma péssima impressão e vergonha, sendo inclusive responsáveis pela nossa situação atual, como Adão, Caim e Judas, mostrando todos, sem exceção, entre outros defeitos, uma postura de ingratidão.

Eu sei que é da natureza humana trair, ser infiel, ser ingrato, só que estou falando para as pessoas que fazem a diferença, que querem evoluir e que estão dispostas a mudar a natureza humana, em nome de uma convivência mais saudável.

Já fazemos isso, quase o tempo todo, com nossos instintos de agressão e sexo, porque não podemos fazer com esses outros instintos naturais?

Tem gente que não sabe o que é sofrer uma ingratidão, não porque é um iluminado, mas justamente pelo contrário, pois nunca fez nada de bom para ninguém.

Outros estão mergulhados num mar de ingratidão e não percebem ou não querem perceber.

Quando ouvimos alguém falar em ingratidão, logo pensamos que se trata de alguém que está magoado, por algo recente, mas nem sempre é assim. Pode-se instalar um alarme na casa, antes dela ser invadida.

Não estou sofrendo uma ingratidão recente, apenas quero compartilhar uma técnica que utilizo para conhecer melhor as pessoas e me precaver de futuros reveses: cuidado com os ingratos!

A ingratidão é como um duelo: quem for ingrato primeiro, vence. Ao sofredor da ingratidão, fica apenas a certeza de que jogou limpo, mas não impede de levar uma bala no peito.

A ingratidão é como uma gripe: só depois de estarmos com o nariz entupido é que nos damos conta que era tão bom respirar normalmente.

Para os efeitos da gripe temos vários remédios,

para a ingratidão, só nos resta amputar o membro que alimentava o vírus e tratar de conviver com as seqüelas.

Sérgio Lisboa.

Sérgio Lisboa
Enviado por Sérgio Lisboa em 16/03/2008
Código do texto: T903112
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.