CONDICIONAMENTOS

PORQUE BEBEMOS PARA COMEMORAR UM MOMENTO FELIZ???

Já se perguntaram isso?

Hoje me surgiu essa questão e resolvi escrever perguntando a cada um de vocês, o que pensam sobre isso.

Já notaram que as propagandas de bebidas de álcool sempre estão vinculadas a festas? Comemorações? Pessoas alegres, lindas e realizadas, rindo felizes?

O que as propagandas não mostram é o final da festa... Onde as pessoas estão alcoolizadas e dando vexame, se expondo ao ridículo ou até brigando umas com as outras, pois a bebida de álcool serve como combustível para dizermos aquelas “verdades” aos outros que de maneira sóbria não temos coragem ou porque usamos de bom senso. Ou seja, o álcool é a “muleta” que todos precisamos para por para fora nossos problemas de adequação social, brigar como animais irracionais e até matar...

Quem já não soube de uma pessoa alcoolizada que, ao matar alguém, seja por acidente de carro ou com armas, não se disse arrependida após o porre? Sim, porque, sem o álcool essa pessoa jamais, em sua sã consciência, cometeria um ato tão insano.

A alegria, por si só, já é um combustível fantástico! É considerado até remédio para todos os males. Então porque bebemos para comemorá-la?

Por puro CONDICIONAMENTO. Somos induzidos, através da mídia, pelas propagandas altamente nocivas, que nos induzem a beber quando já estamos felizes e não precisamos dela.

Os fabricantes de bebidas alcoólicas agradecem a cada pessoa que matamos numa briga devido a ingestão de seu produto. Pois a cada garrafa esvaziada, mas dinheiro entra na conta deles e os enriquecem cada vez mais, tornando-os mais poderosos e influentes a cada dia. Pagando suas viagens ao exterior, seus carros importados e suas mansões, iates, etc.

E nós???

Se nunca cometemos nenhum delito grave a ponto de irmos presos, perdendo nossa liberdade pelo resto de nossas vidas e envergonhando nossos familiares, somos no mínimo marionetes que se deixam levar pelas grandes corporações, enriquecendo-os, ao invés de utilizarmos o dinheiro da bebida para comprarmos coisas que necessitamos, mas devido ao gastos com as bebidas alcoólicas (que não são nada baratas e mesmo parecendo ser, ao final de um ano de consumo, o resultado do prejuízo aparece e bem real... é só calcular) deixamos de adquirir.

O que é melhor para nós? A liberdade de comemorarmos nossas vitórias apenas com nossa alegria contagiante ou corrermos o risco de transformar esses momentos alegres em uma tragédia?

Qual é a dose certa para evitarmos vexames e/ou tragédias? Uma??? Duas??? Ou nenhuma, deixando-se inebriar pela alegria já presente???

Vamos refletir sobre isso...

Bea

BEA
Enviado por BEA em 18/03/2008
Código do texto: T906236