“TER IDADE, NÃO SIGNIFICA ESTAR MORTO !”

Encontrei-me com um amigo, o Giácomo, na banca de revistas. Ele mais velho que eu, falava de sua última namorada, com tanta paixão e ardor, que não resisti e elogiei-o, dizendo como deve ser bom envelhecer sem ser velho. Ele me disse algo, que creio ser verdade: - O corpo envelhece, mas a mente não acredita; basta você crer que pode, que vai longe.

Esta é uma verdade sem retoques. Vemos no nosso dia a dia, pessoas novas, vestindo-se e portando-se como velhos, alquebrados, rezando para que a morte lhes dê o descanso. São pessoas que viveram buscando dificuldades, sem nunca ter bons momentos para lembrarem-se. Muitas fizeram um casamento esperando serem felizes e, ao surgirem os primeiros problemas, entregaram-se em um derrotismo desenfreado, agredindo-se e envelhecendo precocemente. Conheço casos em que o indivíduo encerrou a vida sexual aos 50 anos, para viver uma rotina de misticismo, “procurando fazer uma carreira de glórias junto ao Pai”, esquecendo-se que o melhor jeito de agradar ao Pai, é vivendo feliz e com prazer.

Existem mulheres que ao surgir dos netos, assumem postura de avó, isto é, começam a ficar corcundas, mudam o jeito de vestir, põem os óculos na ponta do nariz e o avô que se dane, pois crêem que avó morre para o mundo, para sorte dos filhos, que lhes empurram os netos para que cuidem.

Certa feita visitei com um concunhado uma associação de dirigentes em Belo Horizonte e assustei-me com a quantidade de idosos dormindo em poltronas chiques, ao lado de copos de cerveja e whisky, num ócio dos maiores que já vi. Meu concunhado, que era diretor daquela associação, levara-me lá de propósito, para que eu pensasse num meio de movimentar aquelas pessoas, que foram até ontem, muito produtivas. Passei a entrevistá-los e criei um plano de utilização daquelas cabeças brilhantes, em assessorias e consultorias, bem como sugeri a criação de diversas modalidades esportivas e treinamento físico, que a princípio deveria ser quase que uma fisioterapia, mas com o tempo, ajudaria a modelar muitos físicos flácidos.

Em nosso país existe o mau hábito de discriminar a contratação de pessoas com mais de quarenta anos. Justo a idade em que o indivíduo está começando a ter idéias geniais e a pensar com mais tranqüilidade.

Conheço uma história, contada por uma das raposas políticas, não me lembro qual, que dizia que dois touros, um jovem e outro mais velho, depois de muito andar, dias e dias sem verem uma vaquinha sequer, chegaram ao alto de um morro, onde se avistava um lindo pasto, com muita água e umas cem vaquinhas, novinhas, sem nenhum touro. Disse o mais novo: _Vamos descer em disparada, eu aparto umas, você outras, e tomamos conta. O mais velho retrucou: _ Nada disso, a gente desce devagar, como quem nada quer e de repente o terreno é nosso, com todas as vacas; nem me importo de ser o segundo a escolher.

Você conhece sabedoria maior que esta?

O Giácomo me relatou também, que era freqüentemente citado com desprezo pelos da melhor idade, mas que ele não se importava, pois não amava para se exibir. Disse-lhe: _Deixe-os para lá Giácomo, eles estão com ciúme de você, pelo seu jeito culto de fazer acontecer. Afinal, quem agride é quem está inseguro.

E não é para menos, os moços da nova geração, só pensam “naquilo”, exatamente como você, quando tinha a idade deles. A diferença é que a corte era feita com maestria. Hoje não precisa, elas é que a fazem. Só espero que seu gosto pela poesia e pela cultura, crie motivação para estes bebês de proveta, abandonados à própria sorte, por pais desesperados com esta tal de “strong-for-life” besta.

___________________________

Marcio Funghi de Salles Barbosa

www.drmarcio.com