OS SETE PASSOS

Apresento a seguir, um guia prático contendo os sete passos para fazer amizade com pessoas desconhecidas, influentes ou que nos odeiam. Não posso revelar a fonte desses ensinamentos por se tratarem de segredos divinos e místicos guardados há mais de um ano e meio.

PASSO 1. - CONHEÇA A RIQUEZA HUMANA

Essencialmente, o ser humano é um bicho egoísta. O que realmente interessa é o nosso bem estar e, sejamos francos, só o nosso. Portanto, seja egoísta! Reconheça esse desvio de personalidade. Assim, o seu objetivo maior fica bem mais claro: conseguir o que os outros já têm e que, por uma desgraça do destino, você ainda não tem. E não importa a maneira como os outros conseguiram o que quer que seja. O que importa é que eles têm e você ainda não. Portanto, mude a situação. Comece fazendo perguntas simples a si mesmo: de quanto será o patrimônio daquele f.d.p.? O que será que aquele cabeça de bagre fez para ter aquilo que eu não tenho? Ou seja, conheça a riqueza humana.

PASSO 2. - ELOGIE

Todos nós gostamos de ouvir uma palavra gentil. Seja lá de onde ela vier. Não precisa nem ser sincera. E se elogiamos alguém que não vamos muito com a cara, melhor ainda. "Nossa Roberto! Como a sua camisa é bonita. Parece um magnata." Mesmo que o Roberto seja seu cunhado, tenha ganho a camisa da sogra e você queira vê-lo pelas costas, elogie. Não custa nada e você ainda sentirá aquela satisfação de deixar o indivíduo com a pulga atrás da orelha.

PASSO 3. - FAÇA AS PESSOAS SE SENTIREM IMPORTANTES

Todos vivemos para sermos reconhecidos. Não interessa o que os outros falam dos outros. O que interessa é o que os outros falam de nós. Reconheça as pessoas que realmente falam alguma coisa a seu respeito ou que possam ter um mínimo de consideração pela sua pessoa.

Algumas dicas:

. Numa festa ou num encontro qualquer, veja se alguém está falando de você. Observe os lábios e ao menor sinal de que o assunto é a sua pessoa, disfarce e chegue o mais perto que puder para tentar ouvir (não dê atenção a olhares de desprezo).

. Não adianta falar com arigó. Procure saber quem é a pessoa mais influente do grupo e dirija todo o seu charme a esta pessoa. A demonstração de favoritismo por alguém pode abrir muitos caminhos, principalmente se este alguém é dono de algum negócio grande.

PASSO 4. - OUÇA COM ATENÇÃO

Quanto mais você ouvir alguém, mais se tornará interessante. Desenvolva uma técnica para deixar os olhos abertos durante uma conversa ou exposição sobre algo que você acha realmente um saco (veja nota ao final deste guia). Com essa habilidade, você estará evitando muitas brigas e constrangimentos. Não fique ansioso para expor suas opiniões. Ninguém gosta dos tagarelas! Mas também não pareça um panaca que só sabe ouvir e balançar a cabeça. Esforce-se! Faça perguntas sobre o assunto que está sendo discutido. Essa dica tem um objetivo importante: disfarçar o seu interesse sobre o assunto. Mas lembre-se: se alguém lhe fizer alguma pergunta, seja sobre qualquer assunto, deixe claro que você é um expert. A "enrolação" é o caminho da empatia. Isso dará a impressão de que você, além de inteligente, sabe expor as suas idéias na hora certa.

PASSO 5. - CONCORDE COM AS PESSOAS

Você não precisa ser um capacho, mas concordar é uma virtude muito apreciada. Além disso, quando você está boiando completamente sobre um assunto, concordar é a melhor maneira de esconder a sua ignorância.

PASSO 6. - EVITE POLÊMICA OU DISCUSSÕES

Geralmente brigamos por motivos pequenos, sem valor. Desavenças são saudáveis somente quando acabam em pizza e chope. Portanto, não discuta por qualquer coisa. E se por acaso, você topar com duas pessoas discutindo, escolha logo um lado e defenda as idéias do seu parceiro o mais enfaticamente que puder. Isso vai mostrar o quanto você é dedicado quando toma partido. E isso é bem útil. Acredite. Quem discute sobre o que sabe, deve ser admirado. Quem discute sobre o que não sabe, deve ler esse guia.

PASSO 7. - DESCUBRA SOBRE O QUE AS PESSOAS SE INTERESSAM

É importante nos dias de hoje ter uma opinião formada. Mesmo que seja uma opinião já formada pelos outros. Nunca deixe de saber sobre o que os outros se interessam. Isso pode ser útil no Natal ou quando você precisar pedir dinheiro emprestado. "Eu estava pensando em montar um negócio que facilite o acesso das pessoas ao (e complete a frase mencionando a coisa pela qual a pessoa se interessa). E para isso eu precisaria de uns vinte mil reais." Importante: nunca, sob hipótese alguma, deixe claro no que o dinheiro será usado.

Era isso...

Espero que este guia resolva definitivamente os seus problemas de relacionamento com as pessoas legais que circulam perto de você e que, sejamos honestos, nem desconfiam que você existe.

Nota ao PASSO 4.:

Quando sua técnica de como deixar os olhos abertos durante uma conversa ou exposição sobre algo que você acha realmente um saco estiver totalmente desenvolvida e dominada, explique por escrito passo a passo como se faz e envie para o meu endereço eletrônico: who_cares@I_dont.com