Ler custa caro?

O preço dos livros é a principal desculpa do brasileiro para ler pouco - ou, mais freqüentemente, para não ler. Certo, em um país no qual o salário mínimo é de apenas R$ 415, pagar cerca de 10% desse valor por uma obra pesa no bolso. Mas, mesmo assim, continuo não achando esta uma justificativa válida, até porque muitas vezes a mesma pessoa que usa esse argumento não é tão comedida quando se trata de outros itens bem mais supérfluos - afinal, será que é mesmo preciso trocar de telefone celular toda vez que é lançado um novo modelo?

Esse é apenas um exemplo, mas conheço várias pessoas que ganham um baixo salário e não se importam de ficar um ano pagando prestações de R$ 70, até mesmo mais de R$ 100, apenas para terem um telefone último modelo, que tira fotos ou tem um toque mais "maneiro". Agora, gastar o valor de apenas uma dessas prestações em livros, uma vez por ano que seja? Nem pensar! E, claro, quando começa o período de liquidações no comércio e a gente vê aquela blusinha linda por apenas R$ 50... vai lá correndo e compra duas, três de uma vez. Afinal, está barato, o crediário é facilitado, não vale a pena se conter apenas para sobrar um dinheirinho e, quem sabe, comprar um livro, coisa que não é feita há muito tempo.

Não me interpretem mal. Também tenho celular (comprei o atual há quase dois anos, após passar um bom tempo ouvindo piadinhas sobre o modelo antigo que eu usava), também às vezes exagero quando entro em uma liquidação. Porém nada disso vai me fazer desistir de comprar livros. E, mesmo quando não posso comprá-los, não deixo de ler - afinal, para que existem as bibliotecas? Na cidade onde moro, custa R$ 10 ao ano para ser sócio da Biblioteca Pública Municipal, valor equivalente ao de uma única caipirinha na maioria das festas (que, ao contrário das bibliotecas, estão sempre lotadas). E ainda tem as bibliotecas das escolas, das entidades, os livros que podem ser emprestados pelos amigos...

Aliás, essa é uma excelente opção. Por que não pedir um livro para aquele colega ou conhecido que você sabe que adora ler? Com certeza ele terá em casa pelo menos um que se adapte aos seus gostos. E se você e seus amigos combinassem de comprar um livro por ano cada um, e fossem trocando? Já pensou? Caso o grupo fosse de 12 pessoas, já estaria garantido um livro por mês para ler, e sem gastar muito.

Outra alternativa é a leitura na internet - se você está lendo este texto, não está gastando nada para isso, e há não só crônicas gratuitas, mas também muitos bons contos. Há também bastante coisa ruim e mal escrita na internet, eu sei, mas cabe ao leitor fazer essa distinção e separar o joio do trigo.

Além do prazer que a leitura proporciona, ela também faz a diferença na vida escolar e mesmo profissional. Quem não lê com freqüência tem mais dificuldades para interpretar um texto simples, às vezes até mesmo para entender o que diz um e-mail. E também aprende-se muito lendo, sobre tudo. Não há dúvida que hoje em dia as fontes de informação são muitas, mas não inventaram ainda nada que substitua o prazer de folhear um bom romance e viajar por horas e horas através das páginas...

Maristela Scheuer Deves
Enviado por Maristela Scheuer Deves em 27/03/2008
Reeditado em 27/03/2008
Código do texto: T919789
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.