Brasil, um país de todos...

Antes que vocês, caros leitores e leitoras, examinem o título deste pequeno texto, e pensem tratar-se de um discurso político, ou algo ligado a um famoso slogan de programa de governo; Venho esclarecer que nada têm a ver uma coisa com a outra. Apenas gosto da frase. Acho forte, bonita, patriótica, tanto no sentido cívico, como no sentido libertário, homogêneo, dá uma sensação de igualdade, algo bom para quem é brasileiro, e convidativo para os imigrantes, imagino que deve soar para eles como “Sejam bem-vindos, ao país do futuro”.

Mas vamos lá, o que quero dizer é que agora iniciamos oficialmente, ou melhor, extra-oficialmente o ano de 2008. Passaram-se as festas de inicio de ano, férias, e claro, o carnaval, portanto o ano começa pra valer, e como todo inicio de um novo ano, é momento de novos projetos, novos planos, novos rumos, de mudar nossas vidas para melhor, e isso depende de cada um de nós, melhorando nossas vidas, contribuiremos de forma única para melhorar nosso lar, nosso bairro, nossa cidade, nosso país, e até para o mundo.

Nós brasileiros somos um povo de muita fé, o que nos dá uma grande vantagem, já que a fé é capaz de remover montanhas, não importa fé em quê, mas tenhamos fé, e com ela teremos meio-caminho andado, a outra metade, não tem jeito, tem que ser por nossa conta.

Muitas pessoas planejam, planejam, mas nunca iniciam seus planos, e no fim da vida seus projetos não passaram de projetos, nunca saíram dos pensamentos, às vezes por medo, por acharem que não é o momento ou que não estão preparados. Realmente nunca estamos preparados para grandes desafios, mas, durante o percurso vamos descobrindo, preparando-nos para o próximo passo e a cada objetivo conquistado, cada degrau alcançado, ai sim nos preparamos com toda força para o próximo. Pode ser que em determinada hora, percebamos que nosso projeto não é perfeito, mas uma vez iniciado, com metas e mais metas alcançadas, estaremos preparados para fazer as mudanças necessárias, para descer dois ou três degraus, consertar o que estava errado, e voltar a subir, isso talvez possa fazer com que dali em diante tenhamos plena confiança para subir de dois em dois degraus, afinal não cometeremos mais os mesmos erros, e saberemos onde devemos pisar desta vez. O que aprendermos com os erros nos dá força para acertar e continuar nossa caminhada, e seguir novos caminhos, veremos durante o percurso onde ainda poderemos chegar, o quanto podemos avançar, e então descobriremos que a cada realização, que a cada projeto executado, abrirão portas para muitos outros, uma infinidade deles, passaremos a ter opção de escolha dentre muitos outros projetos novos, e com certeza nos lembraremos do primeiro, das dificuldades que passamos, e então, analisando atentamente, veremos que eram pequenos, perto daquelas que teremos disposição de enfrentar, e o melhor é que estaremos preparados, pois a confiança nas próprias forças torna-nos capazes de realizar as mesmas coisas que são impossíveis quando duvidamos de nós mesmos.

Portanto, caros amigos, o que pretendo com esse texto, é motivá-los a seguir em frente com seus projetos, com seus sonhos, assim como eu também pretendo fazer, e assim convidá-los a mudar nosso país, e transformá-lo realmente num país de todos, por nossas próprias mãos, por nossas vontades, por nossos sonhos, por nossos projetos, sem nos desanimar, pois aquilo que nos custa sacrifícios e que serão verdadeiras e grandiosas mudanças em nossas vidas, são macroscópicas mudanças para o mundo, mas somadas resultarão em grandiosidades. E dividindo com todos esse momento de positivismo e otimismo (por mim enquanto escrevo esse texto, e com todos que tiveram a paciência de ler), junto à fé em Deus, ou a qualquer benevolência que acreditem, tenho certeza de que chegaremos lá. E ainda veremos o Brasil como um país de todos... Juntos!

Marcelo Nocelli
Enviado por Marcelo Nocelli em 03/04/2008
Código do texto: T929769
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.