...E No Completo Vazio

É hábito do ser humano tentar ser completo em diversas formas e contéudos. Não sei se o quero da mesma forma que a maioria quer, mas talvez a perfeição homônima que ecoa nas hordas globalizadas de hoje seja apenas um mero pedágio dessa estrada...

Vejo pessoas entrarem na faculdade visando ser alguém próspero. Usando os números prós - afinal, só 8% da população nacional tem acesso ao ensino superior - para justificar sua posição no quadro social. Mas para eles, isso não é ser totalmente completo. Alçar um patamar acima, isso é ser realmente completo...

Hoje assisti uma palestra numa universidade aqui no interior do Ceará. A palestrante, a pró-reitora de graduação de tal instituição, explicava o significado do substantivo "passagem" na linguagem acadêmica. Para a maioria, estar no mundo universitário é ter livre acesso ao mundo novo de idéias e conceitos... O que nos faz completos? A incessante busca por conhecimento. A soma de fatores que nos tornam completo, é a mesma soma que nos faz perceber que falta algo em alguma lugar. O que está perdido, pede para ser achado...

Eu apenas ingressei nesse mundo. Ainda estou coberto de placenta, mas eu sinto o ar, eu sinto o espaço ao meu redor... Devo entendê-lo para ser completo, devo saber meus passos, meus rumos...

Afinal, ser completo, é estar sempre procurando algo que nos falta.