"HELP, I NEED SOMEBODY!"

Notívago desde a infância, curtimos ficar até tarde no PC, escrevendo...

Numa sexta feira, duas horas da matina e decidimos desligar a máquina. Mas algo nos impele e ligamos o Incredimail. Ele é diferente!

Logo surge a lista de e-mails e um, em tipo 14, nos chama a atenção:

“SOCORRO!”

Abrimos e lemos: “Já que o senhor gosta de ajudar as pessoas, lhe dou quinze minutos, para me convencer a não me matar. Já tenho tudo pronto!” – A.

Não temos o hábito de crer que tais mensagens sejam um blefe, portanto, resolvemos responder. Antes, uma olhada no horário da postagem: 1,52. Um frio nos percorre a espinha: só três minutos de resto. Contudo, somos treinados a não perder a calma, em situações sugestivas de pânico. Segue um e-mail em resposta breve: “Não se mate ainda! Só agora seu e-mail foi aberto. A resposta vai a seguir.”

A resposta: “Aguardo!”

Respiramos aliviados e respondemos:

Prezado A:

Seu e-mail não é o primeiro nem será o único que recebemos, com este pedido, creia-nos. 30% dos deprimidos têm idéias suicidas ou desejo de morrer, O que acontece, é que esta morte que se afigura como única saída, deve ser encarada como algo, que se for bem entendido, pode trazer dias melhores. Pela experiência acumulada, cremos que ela significa insatisfação com o esquema de vida e com o transtorno depressivo com que as pessoas vão convivendo, como ratos numa gaiola que rezam para serem eletrocutados, tal o grau de trancamento em que se vêem. Assim, a morte deve ocorrer, matando o passado inquietante e abrindo novas portas, inclusive de busca de ajuda, como você fez, mas que não será o bastante.

Pelo grau de insatisfação, embora não tenha outros dados, cremos que ainda não buscou ajuda adequada, de um psiquiatra perto de você. Talvez por não ter na sua cidade, talvez pelo seu preconceito, como temos visto, de gente que se mata, para não admitir que está precisando destes "bruxos, receitadores de remédios diabólicos, que viciam, maltratam o organismo" e tantas outras tolices, que temos que ouvir e ver. Vemos até gente que se vicia com drogas, mas se nega a "trocar de drogas". Vemos maridos que maltratam suas mulheres, chegam a espancá-las, para se sentirem vivos, poderosos, mas tratar com psiquiatra, como dizia nossa falecida vizinha: "Vê lá!"

Assim, embora não saibamos dos seus detalhes, um quê de certeza, nos diz que você está decidido a se matar, por medo de viver. Chegou à beira do abismo, talvez pule, mas nem tentou viver. Como muitos!

Assim, para justificar o nosso trabalho na madrugada, exigimos que deixe de ser medroso e vá buscar ajuda. Passe a noite acordado, se for preciso, mas se responda: "Eu já fiz o certo, indo atrás de ajuda?" Não vale a resposta: "Eu já tentei!" Quem tenta, está se permitindo não ir fundo.

Portanto se vire! Saia e cresça!

Abraços

Márcio.

A resposta veio após alguns minutos: "Obrigado!"

Fizemos um plantão extra e nada!

Terça feira seguinte, abrimos o "mensageiro incrível" e vimos o que nos trás a alegria de ajudar:

Prezado doutor: fui a um médico, com o qual muito me simpatizei e acho que com a boa vontade dele e seu pontapé no meu traseiro, irei sair desta! Meu obrigado de outro dia, era sincero, e eu espero que Deus continue iluminando-o.

Podíamos parar por aqui, mas queremos lhes contar algo, que muitos irão achar um absurdo. Muitas mídias, em suas diversas formas não gostam de falar sobre o suicídio, inclusive as "poderosas", pois têm o preconceito, de que, falando em suicídio, podem estimulá-lo ou até ser processadas, se alguém se mata no mesmo dia ou instante.

Somos de opinião, que todos os tabus devem ser desmistificados, incluindo os religiosos, e orientações têm que ser passadas, para que as pessoas vejam outras alternativas. Respeite-se o horário na TV e, se preciso, entre na justiça, contra as decisões de juízes menores, que acham que camuflar a verdade é o caminho. O dia em que eles tiverem parentes suicidas, porque ninguém conversa com eles, talvez vejam a burrice que cometem, em nome dos "bons costumes".

Abordar a Depressão, a Esquizofrenia, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, as Fobias, a Ansiedade, o Transtorno Bipolar e tudo que a psiquiatria pode mostrar.

Para isto, postulamos médicos assessorando, ou respondendo, com seriedade, sem estrelismos, ou propagandas de consultórios.

Está na hora do povo saber o que fazer, quais os caminhos são certos, ou melhor, mais adequados.

Obrigado pelo desabafo.

__________________

www.drmarcioconsigo.com