SALÃO DE BELEZA

Só corto meus cabelos em barbearia, e o motivo na verdade são dois:

PRIMO : Aos quinze anos, deixei Picos, o Morro da Mariana e a Rua do Cantinho hoje tornada em Praça Josino Ferreira, segui para a Capital em busca de instrução. Colégio Agrícola de Teresina. Entre lágrimas, mamãe deixou-me.

Terceira semana, perguntei a um colega onde poderia cortar o cabelo. Indicou-me o Bela Sereia, salão afamado no Centro Histórico :

- É careiro, mas vale a pena.

Sábado pela manhã, rumei pro centro. Recebeu-me uma lourona extravagante, uns trejeitos ambíguos, saltos altos, shortinho curto, pelos das pernas dourados, quinhentos encantos pra se desvendar – Prazeer... Camiila Ponches é meu nome... susuurrou. E aí bateu-me uma saudade de alguma menina que houvesse deixado em Picos, chorando minha partida. Não deixara ninguém.

- E aí o que vai ser : Social ? ( de perto ...)- Militar ...? ( de pertinho ...) Ou ? (ao meu ouvido...) Surfista ? ... Hein ? ... Olhões verdes... escultural... Não respondi nada... antes... só ecoava suas perguntas...

Cantarolou :

- “Mulher nova, bonita e carinhosa... Faz o homem gemer sem sentir dor”.

Sentia-me o próprio Lampião, tendo minha juba sertaneja tão bem tratada. Pelos espelhos indiscretos do salão meus olhos buscavam-na. Até que, no canto, uma linda Arara Canindé, presa por uma correntinha dourada ...

- Ara Araruna ...

- O que, meu filho ?

- É o nome científico da espécie ?

- Menino, se ela fosse um papagaio... Um, um... Tinha Mil e Uma noite de histórias para contar.

- Não, minha Senhora, papagaios só guardam, no máximo 30 palavras. - Nossa, um intelectual ! (beliscou minha bochecha )... E aí deitei-lhe erudição: botânica, química, física, alquimia... história... Disse-lhe que os jardins da Babilônia haviam sido erguidos pelo amor de uma mulher... Que Sansão caíra por amor a uma mulher... Que a guerra entre gregos e troianos fora por causa de uma mulher... Que Salomão tivera mais de mil mulheres... Detinha-me narrando Cleópatra quando notei, por sobre a Arara, muito bem encaixilhada, as inscrições :

CERTIFICAÇÃO EM ALTA ESTÉTICA

SANDOVAL QUARESMA

COM MÉRITOS !

- Quem é Sanoval Quaresma ?

- Era papai, disse-me lacrimosa .

- De que ele morreu ?

- Não morreu, foi-se embora .

A manhã abraçou a tarde sob os auspícios de Camila , e o Sol já se punha sobre a Ponte Metálica quando cheguei ao Colégio. Noite tranqüila de sono. A capital, quem diria que tudo seria tão fácil ? Na capital as coisas acontecem, quinze anos resolveram-se em um dia.

Dia seguinte, recebi o convite:

Convidamos para o enlance matrimonial de Marconi Capial e Sandoval Capital.

- Não tem graça, é o pai dela, quis enganar-me. Aterrorizaram-me por 3 longos anos de colegial dizendo que tinham a sessão de fotos íntimas e que as divulgariam na colação de grau.

E o pior só descobri no espelho. Ela havia-me feito um corte de cabelo surfita ridículo... Barbearia e...

- Corta no zero ?

- Não vai deixar nem a meia sola meu filho...

- Zero, faz favor !

SECUNDO : Fica para outra ocasião...

Marconi Barros
Enviado por Marconi Barros em 17/04/2008
Código do texto: T949348