FUMO e COMPULSÃO

FUMO e COMPULSÃO

Cada vez que trago um cigarro e sinto a fumaça tomando conta dos meus pulmões, meu corpo inteiro transborda de prazer, proporcionado pela nicotina, mas depois da última tragada, o que sinto é um gosto de carvão, um enjoo, uma vontade de ir correndo para o banheiro, escovar os dentes, fazer um gargarejo, tirar aquele gosto de cinzeiro das minhas entranhas.

Mas passado algum tempo, começo a sentir novamente uma vontade latente de fumar. Num primeiro momento, resisto, sempre lembrando do gosto amargo. Depois vou esquecendo e só lembrando do prazer inicial, e pimba, lá estou eu de novo com a fumaça entranhada nos meus poros, é o vício.

Dizem que todo vício é assim, sempre lembramos do prazer inicial. Uma amiga minha sempre me falou do vício dela era comprar, era aquele prazer de sair com os pacotes da loja e quando chegava em casa, já começava a sentir o gosto do carvão, ficava com vontade de devolver, pois verificava que tinha vários sapatos iguais, se arrependia por um tempo, até sentir vontade daquele friosinho na barriga, na hora de sair da loja com os pacotes.

Os especialistas chamam isso de “compulsão”, tudo que é demais, então o negócio é seguinte, tenho que fumar menos , comprar menos, comer menos, falar menos, beber menos, e vamos parar por aqui, senão a vida perde a graça, é o que todo mundo fala, mas será verdade? Eu cada vez mais me dou conta que não. A vida só perde a graça se eu quizer, o que me falta as vezes, é vontade de fazer o que é bom pra mim. Faz um bom tempo que resolvi mudar vários hábitos que só me prejudicavam, tais como, sedentarismo,beber, fumar, comer muito, gorduras, enfim levo uma vida saudável e já noto vários ganhos. Já entrei em forma, bebo muito pouco, pratico uma atividade física diariamente, tenho uma alimentação saudável, fumo de-vez-em-quando, mas tenho que estar sempre alerta.

Lembrei porque não gosto da palavra “compulsão”, lembra “pulso grande” e se tivesse “pulso”, eliminaria muito dos meus vícios.