INDIOS ?

O cronista português quinhentista Pero de Magalhães Gândavo deles afirmou não possuírem Fé, nem Lei, nem Rei, porque seu dialeto não conhecia os fonemas /f/, /l/ e /r/. Creio que havia no lusitano uma atitude de constrangimento e impotência ante a valentia dos índios os quais referirei... os disseminados por toda a face do país... os índios Cinta Larga ou Cinturão Largo...

Séculos após, tais autóctones voltam à tona matando 29 garimpeiros que ilegalmente exploravam-lhe as terras à cata de diamantes. Como fruto da miscigenação acredito que o traço cultural dos cinta larga está cada dia mais presente nos brasileiros... se não no aspecto comportamental, ao menos no aspecto estético que é o cerne desta crônica...

Em junho do ano passado fazendo exame periódico no Banco do Brasil, medida a pressão diastólica, sistólica, feito previamente o hemograma completo, taxas em ordem, aspectos ortopédicos e aeróbicos perfeitos... sentia-me o próprio Sansão, como aliás ocorria todos os anos... até que, da balança observei uma ruga na testa do médico e perguntei-lhe meio constrangido :

- O que foi, doutor ? Estou gordo ?

- Não, meu filho . Você não está gordo, nem gordinho ...

- Ufa ! Graças a Deus !

- Pra ficar gordo precisa perder um quilo, pra ficar gordinho precisa perder 10. Você está OBESO ...

Eu que fugia de balanças... auferi todas as das farmácias de minha cidade... insatisfeito propondo-me algum equívoco, ainda tirei a prova dos nove na do supermercado... Todas aumentavam um quilo e meio em relação à do médico.

Em casa ao jantar disse sutilmente à minha esposa que me achava cansado, talvez estivesse um pouco fora de forma. Ao que ela gentilmente concordou. Então busquei a causa :

- Acho que é predisposição genética e a idade... ( ela só me olhou como se não tivesse entendido direito) ... Olha meus irmãos !

- Não há nenhum “fora de forma” !

- É mas também não tem nenhum da minha idade, pois não sou gêmeo. Mas olha meus primos ! ( esperou que eu citasse algum... não... nenhum “idem”)...

- Sedentarismo... trabalho o dia sentado... vejo televisão sentado o resto do dia ( ao que ela corrigiu...”deitado”) ... verdade... então você acha que é isto ?

- Não !

- E o que seria ?

- Sua mania de jantar duas vezes ...

- Não ?! Será ?! Hein ? ... Acho que não ( esse espanto naturalmente era já uma defesa estomacal ) ... reflexão... “meu inofensivo apego ao bis” ... Ao jantar não bisei...

Manhã seguinte comprei material esportivo : tênis, camiseta do Barcelona tamanho G ... GG não encontrara... e na primeira semana caminhada matinal... segunda semana... marcha matinal .... terceira semana, cinco quilos mais leve... corrida de 6 km... quinta semana, oito quilos menos e... ortopedista, os joelhos não agüentaram... mas diminui mais ainda o peso pois... tinha fisioterapia diária... Dr. Catini indicou-me então uma academia...

Menino, ali vi desmantelo ... era uma Malhação geriátrica, o que tinha de galã com cabelinho tingido e moleton entrando na garagem, meninas adolescentes de ’30, ’40, ’50 ( trinta, quarenta e cinqüenta era o ano de nascimento)! E o pior... à Hora do Ângelus tiravam a música e todos assistiam ipsis literis à Malhação... foi demais.

- Hidroginástica, faça hidroginástica, é uma turma mais conservadora !

No dia seguinte conversando com o instrutor :

- Quais os horários disponíveis, professor ?

- Das 07:00h h às 19:00h, tenho turmas de 05 alunos, pois a piscina tem 4m x 3m.

- Onde ficam os banheiros ?

- Na área social. ( ou seja, do outro lado do clube. Fiz as contas : 60 cristãos suando diariamente dentro de uma piscininha 4m x 5m...).

- Xi... xi... não vai dar... tenho incontinência urinária... Obrigado !

Comprei uma bicicleta ergométrica e... uma arroba depois já estava quase no peso ideal... o que era massa virou músculo.... elogio daqui... elogio dali...: - qual é a receita ? – O que é que você está tomando ? – Minha filha, ele até parou de roncar ... ( eu roncava ?! não sabia...).

Revi hábitos alimentares, bebidas só excepcionalmente ( pela passagem do Halley, a escolha de um Papa, um aniversário de 115 anos... ), comer, só a metade. Porém ... certo dia... chego em casa e me esperava um “Almoço à Luz de Vela”. Bacalhau no alho e azeite... Vinho branco seco...

- Por que tudo isto ... ?

- Não acredito que você pôde se esquecer ...

- De que ?

- Não acredito !

- Esquecer de que ?

- Do aniversário de mamãe ...

- Ué, e nós estamos comemorando o aniversário de sua mãe ?!

- É, já que ela está no Piauí, resolvi comemorar com você ...

- Tá bom então ! ( quinhentos abdominais e um banho depois, lá fui eu beliscar com muito método o bacalhau ...)

- Não gostou ? ...

- Amor, uma preciosidade assim requer modos, pompa... frugalidade religiosa... são nossos antepassados lusos que vêm à mesa com tal iguaria ...). À noite “meus antepassados lusitanos” atacaram o que sobrara do bacalhau, quase todo...

- Rosa, onde está o resto do peixe que sobrou de ontem pro almoço ?

- Dona Maria, num sobrou nada não !

Segredou-me que precisávamos arranjar outra funcionária :

- Deixa disso, deixa de mesquinharia !

Dia seguinte... sobremesa rapadura amarelinha... minha vida... de Tianguá... onde se fora achar semelhante jóia ? ... raspada na peixeira... com farinha ... ( quinhentos abdominais e um banho depois : - Quero só uma pontinha, estou com taxa de glicose alta. – Como é que você sabe ?! ... - Filha, eu me conheço !).

- Rosa, onde está o resto da rapadura...?

- Dona Maria, num sobrou nada não ?

Cochichando-me :

- Até rapadura esta menina arrocha... não dá mais não... tinha deixado para você !

- É, foi a gota d’água... ( cínico! )...

Um feriadão de quatro dias... e aí ... : “ Auê... auê... auê... auê... auê... Minha vida é andar por este país pra ver se um dia descanso feliz...” refeições com trilha sonora ... Baião de dois, mandioca frita na manteiga de garrafa, bode assado... bodinho no molho com leite de coco... beiju com carneiro... carne de sol... peixe na telha... rapadura com coco da praia... pamonha com mel...

Sabotagem plena, achei-me por aqueles dias na cozinha de Vovóricota, aquelas músicas eram meu avô purinho... tocando sanfona... eram todos os trechos que eu pisara... na infância...

Surpresa maior foi que após o deleite culinário de mais calorias que Sírus* percebi na segunda-feira que podia sim cometer alguns excessos de quando em vez sem engordar nadinha... Um buquet para minha rainha, promessa de um cruzeiro que pretendo cumprir e ela afora é minha personal trainner... Descobri-me com alma de um cinta larga... embora suas cintas não mais me sirvam...

*Sírus : estrela mais brilhante no céu, possui 23 vezes mais massa e calor que o nosso Sol, fica na constelação de Cão Maior.

Marconi Barros
Enviado por Marconi Barros em 20/04/2008
Código do texto: T953837