Os Tabus dos anos 2011

Os Tabus dos Anos 2000

O conceito de tabu é sempre ligado aos povos primitivos como uma série de limitações a que se submetem, ignorando suas razões, e sem se preocupar sequer em as investigar, mas as

considerando como naturais e perfeitamente convencidos de que sua violação lhes atrairia os piores castigos.

Encontramos alguns caracteres comuns em adolescentes e mulheres menstruadas ,bem como a reação ao meio em que vivem e pretendemos as vincular aos conceitos de primitivos tabus. São eles:

1-relativo isolamento social e afetivo.

2-afastamento discreto dos homens.

3-limpezas exageradas.

4-idéia de que estavam “doentes”.

5-rejeições por parte de familiares no período

6-tratamento condescendente, como se não estivessem bem.

7-proibição de relacionamento genital no período.

As superstições das pessoas incultas ,os nervosismos e fantasias ou os sonhos de cada um de nós,tudo isto relembra,igualmente,as disciplinas e interdições dos primitivos a respeito da menstruação.Nós não nos supreenderemos muito,se compreendermos que os tabus primitivos,como a imaginação dos civilizados,são as manifestações de uma parte do espírito que pareceu escapar `a influência da civilização.No entanto, o verdadeiro pavor e medo se constitui no sangue ou sangramento, enlaçado que está a conceitos de vida e morte.E as manifestações femininas não se fazem sempre através de sangramentos?

A mulher sangra na menarca, no primeiro coito, ao parir e nas mensais menstruações.Aceitar tal sangramento como uma manifestação normal e essencial mesmo à feminilidade ,não me parece o mais comum, pois caso o fosse seriam mantidos os tabus?O horror das mulheres!

A mulher, segundo os antropólogos, desenvolveu sua capacidade genital mais que todas as fêmeas da espécie dos primatas com o objetivo de manter a monogamia e, infelizmente, se torna prêsa de interdições sociais e culturais no seio de suas proprias familias ainda nos anos dois mil.Daly nos clareia as interdições que cercam as mulheres na seguinte frase:”-Durante o período menstrual o contato com a mulher é fatal,os homens perdem sua força,os pastos secam,os pescadores e caçadores regressam com as mãos vazias”.Estes achados vem se juntar aos de Freud em Totem e Tabu ao dizer que nos primitivos atuais –ano dois mil-o tabu desenvolveu um sistema engenhoso, comparável ao que os neuróticos usam em suas fobias,onde os motivos atuais foram substituídos por novos.

Entaõ podemos estender aos anos 2000, compreendendo o primitivo como ainda atual, em suas manifestaçãoes sociais,político e culturais que se fazem sentir ainda hoje frente os mistérios da feminilidade.

E,ainda mais,tudo isto se passa de forma inconsciente,de forma que as pessoas e ,principalmente as mulheres,quanto à menstruação não percebem o conteúdo inconsciente sério que existe por detrás disto,e tratamasreferidasmenstruações como "sujeiras",nojeiras",esquecendo que,em realidade representam nascimento e fecundidade.

Suzana Heemann

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 23/04/2008
Reeditado em 30/01/2011
Código do texto: T958763
Classificação de conteúdo: seguro