Sabe o Mário?

Engana-se quem acha que a língua portuguesa é uma senhora rabugenta largada no escuro latino.Tem lá seus dogmas acentuais e resmunga se tentam modificá-los,decerto.Mas possui alta etiqueta e senso de humor.

Uma de suas virtudes é ajudar o falante a se expressar pelas palavras.Sabe o Mario?Mediar,Ansiar,Remediar,Incendiar e Odiar são verbos que fogem à conjugação regular da gramática- coloca-se um "e" no meio.A sábia medida evita que o fogo de um incêndio amoroso seja perdido - "ele incendia" até desanima.Uma mediação não é confundida (ironicamente) com uma medida e um grito de ódio na 3a. pessoa não se parece com uma frase sobre o dia.

Há também as restrições para a manutenção da boa educação,qualidade imprescindível a uma dama como a língua.Eu computo com tranquilidade,mas se ele "computa",é preciso procurar um sinônimo.Tu,então?Melhor nem falar.

Ultimamente tenho notado que a Dona Flor do Lácio é a cara do Brasil: gastar,ganhar e pagar,por exemplo,participam preferencialmente na forma reduzida.O indivíduo da 1a. pessoa é incapaz de falir,tem-se o verbo "suspender" como abundante.

Além de tudo,a mulher ainda entende de política e a contextualiza humoristicamente na contemporaneidade:

Eu não cri,tu não creste.Ele?Creu!