Intolerancia...

Hoje acordei mais curiosa que o de costume, procurando, fuçando arquivos, livros, textos, algo que me revelasse o surgimento de preconceitos, o porque deles existirem, as consequencias, as dores sofridas por quem convive com eles diariamente. Ao pesquisar me deparei com Anti-semitismo, homossexualismo, ciganos, enfim, uma série de "motivos" para odiarmos o próximo.

Lendo os arquivos sobre o Holocausto, senti um embrulho no estômago! Pessoas tratadas como coisas, assassinadas, queimadas, maltratadas, por serem "diferentes", por terem opiniões diferentes, acreditar em algo diferente daquele que se achava superior! Mas o que leva uma pessoa a se achar melhor que a outra??? Não sou psicologa, e mesmo que o fosse, sentiria o mesmo desconforto que sinto agora, ao imaginar que existem individuos que se sentem no direito de fazer o que querem com aqueles que não o agradam. Somos diferentes, pensamos diferentes, reagimos diferente e as vezes com indiferença. Mas que mal há em ser judeu? Em não crer em Cristo? Eu mesma creio, mas não tiro a razão de quem não crer, não o acho menor por isso! O que nós temos com a vida do vizinho, se ele gosta de homem, de mulher, dos dois? O que justifica querer matar o proximo porque ele não partilha dos mesmos gostos que eu? Se a cor dele é diferente, se ele tem o cabelo assim e assado? Se não gosto, guardo minha opinião pra mim...não tenho o direito de ofende-lo, machuca-lo, ele é assim e pronto! E tantos que odeiam sua religião, sua cor, suas atitudes, você em qualquer aspecto...o preconceito arraigado nessa terra de ninguem chamada Brasil! Por que sabemos de exterminios em massa, genocidio, xenofobia, homofobia...mas não atentamos pro preconceito do dia-a-dia, aquele que aparece quando falamos mal da religião alheia, da música que o outro ouve, da forma como se veste, das opiniões politicas, da preferencia por essa ou aquela literatura, do medo de um negro à noite em rua deserta, do pobre, do leigo, do gordo, do baixinho, de quem usa oculos...São tantas as formas de preconceito que fica dificil cita-los. Há quem conviva com isso todos os dias, pois é mal visto no ônibus, na entrevista pra um emprego, nas ruas. Não podemos mais nos dar ao luxo de sair de chinelo, de usarmos rastafari, de gostarmos de reggae, de nos declararmos homossexuais, de sermos de direita, de gostarmos do PT, de gosta de ouvir o Wando, de falar palavrão...pois tudo é alvo de preconceito. O mal do mundo é a intolerancia, não se aceita o vizinho, queremos impor nossas ideias e vontades a ele! Não o aceito porque é pobre, é negro, é homossexual??? De onde vem isso??? Onde esta escrito que seriamos iguais em nossa essencia? Somos iguais em direitos, porem o meu direito termina onde o seu começa. É assim, lei de boa vizinhança. Olhe para o lado, não gosto dele porque? Assim como fala dele, ele falara de ti e outros o farão. Tornando a intolerancia um circulo vicioso, que as vezes toma conta de nosso juízo. Aceite o diferente, pois o diferente é so diferente e não errado! E o que seria diferente? Diferente de vc...mas iguais aos que com ele convive! Eu tenho meus gostos, não escuto reggae, porem não falo mal de quem ouve. Sou heterossexual, mas tenhos amigos gays. Sou evangelica e apesar de não concordar com a doutrina catolica, não falo mal de quem nela crê, pois cada um faz o que é melhor pra si. E hoje, em pleno o seculo 21, onde se tanto fala de igualdade, temos semelhantes morrendo de fome, sofrendo com a guerra religiosa, com o preconceito etnico, e as vezes não vemos que com tanto a fazer, ficarmos parados só nós faz deixar o proximo morrer e indo as poucos morrendo com ele!