A simpática Solução dos Gordinhos.

A Simpática Solução dos Gordinhos

N.Y , 2007

Foram deliciosos e gulosos os dias passados em New York ...

A Mc. Sorley’s é uma tradicional e antiga cervejaria com piso de serragem e quadros antigos pendurados nas paredes de madeira velha , roída . Senta se em uma mesa redonda ,pesada, e o garçon coloca sem perguntar e como entrada , três canecos cheios de cerveja fresca gelada , dourada, acompanhada de bolachas finas e uma mostarda, que ,ao degustar, logo se derruba um caneco inteiro.

Um almoço na antiga cervejaria com aperitivo correspondem a dois kilos . Mas vale a pena! Chego a conclusão que posso e devo abusar da alimentação algumas vezes, desde que na hora certa e no lugar especial .E eu estava na hora certa e no lugar ideal!

De pernas trôpegas no início, traço o Central Park inteiro e ainda tenho tempo para garatujar um poema no guardanapo da cervejaria,que posteriormente desenvolvo em Porto Alegre. A experiência me enriquece , os canecos de cerveja fazem brotar a criação no crãnio até então paralisado , pasmo de susto e espanto pela magnificência da metrópole .

O milagre foi na Sorley’s pois já saí de lá sem temor. Em um Pub qualquer com uma cerveja comum , tal não acontece .Aconselho para todos os viajantes sós , que não conhecem a cidade, procurar um lugar tradicional e não turístico a fim de se sentir “em casa”.

Uma bolada de tênis me acorda desta lembrança. Levanto o chapelão machucada e assustada, para me assustar ainda mais ao topar com uma enorme caratonha que se baixa para pegar a bola .As bochechas mais parecem duas barrigas caindo , a ponto de ter a impressão que me vão esmagar . Sentada, recebo um pedido de desculpas simpático , acompanhado da oferta de um picolé para reparar os danos. O elefante , dono da bola de tênis, pertence àquele tipo diferente do gordo , o gordo risonho ,desinibido e feliz por comer . Mostra as banhas sem pudores , fazendo graça dos que o criticam.

Sentada embaixo de uma árvore no Central Park e tendo na lembrança ainda as canecas de chopp,resolvo me arriscar no paraíso dos glutões e compro uma lata de coca , enquanto acompanho o jogo do gordinho.

“Um gordo -penso, é sempre exagerado, pois além de pedir desculpas o que na sua opinião não basta , oferece o que há de mais maravilhoso, o que mais o deleita , sua fonte inesgotável de prazer, comida e , no caso , um picolé . O gordo, também , ao se aproximar de uma mulher o faz sempre através de um doce ou uma bebida. Caso ela aceite , no mínimo , os dois já possuem um ponto em comum ou de união , sendo o mais significativo para ele: satisfações orais, seja, pela boca ".

Lembro do último livro do Llosa onde um dos personagens afirma repugnado que , para ele , obesidade é sempre doença mental. Nem sempre , há os que tem problemas metabólicos, mas geralmente a obesidade é resultante de pouca saúde mental associada a uma certa fragilidade de ego. O gordo resolve seus temores , angústias ou conflitos comendo, e ao cabo e final acaba criando um problema maior : a própria obesidade e todos os males para a saúde como para a vida social que dela advém . É um dos maiores problemas mundiais junto com a droga, o álcool ,a violência e a superpopulação. Só que o gordo é violento para consigo e se liquida numa espécie de micro suicídio diário .

Compartilho do horror à gordura que me rodeia atualmente, mas procuro razões mais sutis para entender isto no mundo , um mundo que passa do ano 2000 com uma superpopulação de obesos.

O meu pensamento é demais singelo, embora verídico, pois acredito que a solidão, pela incompreensão e pouca solidariedade entre os homens , como o desamor, leva aqueles que possuem uma personalidade mais fraca ,a se gratificar comendo de forma compulsiva . O educar e dar amor às crianças somente e principalmente através de gratificações orais também cria futuros obesos . Quando escrevi "Os Comilões" o fiz com este pensamento. Por outro lado , onde há muitos obesos ,existe muita comida .Ainda bem! Sei que penso assim para me aliviar do temor da superpopulação neste ano mesmo de 2000 ,pois a cada segundo nascem no mundo três novos bebês .Assustam me os dados. Ando lendo sobre o assunto e imagino multidões de famintos mundo afora roubando e saqueando, já que a terra não vai ter reservas de alimento, água, ou ecológicas suficientes quando o fato previsto se tornar realidade. Quem sabe Marte é a saída ? Quem sabe a busca de outros mundos é impulsionada pelo saber inconsciente da superpopulação? E o que vai ser dos gordinhos ? Como vão resolver seus problemas quando lhes faltar comida?

Amasso sem querer a lata de coca cola, ciente que todas estas preocupações advém da certeza , neste momento ,em 2000, que vou atravessar junto com milhões de outras pessoas o milênio rumo ao ano 2020.Arrepiada , quero resolver minha ansiedade sem sentir, pensar ou sofrer.

Levanto e me rendo.

Risonha, decido ser gordinha e não resisto mais ao fatal picolé . Dou fim às minhas angustias existenciais que me vieram à tona em Nova York com a simpática e gostosa solução dos gordinhos: comer.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 26/04/2008
Reeditado em 30/01/2011
Código do texto: T962473
Classificação de conteúdo: seguro