Carta ao Exmo. Sr. Presidente da Republica

Carta ao Presidente

Excelentíssimo Sr. Dr. Fernando Lombroso,

Presidente da República de Cedro Grande

Já de antemão peço lhe que não se ofenda com esta carta que escrevo a fim de preencher uma das páginas em branco de meu diário . Ocorre , meu caro Presidente, que deixei de anotar em meu caderno justamente no dia em que se fez a privatização da Companhia Vale da Lagoa Doce. Recordo vagamente de algumas demonstrações entre conhecidos e outros que não aprovam a sua atitude Tais manifestações em Cedro G. nos dias de hoje são raras , por isto captaram minha atenção naquele fatídico dia . Quando percebi estava em meio a um pequeno tumulto , mais para observar do que a participar. Não me considere por isto uma alienada em termos políticos ,Sr. Presidente ,mas apenas uma cedreira que admite seus limites nesta difícil arte que é a economia. Aliás, solicitei a um dos manifestantes ,este um político atuante do lugarejo onde vivo , que me esclareça as desvantagens da medida . Devo lhe dizer que tal pessoa , da qual não mencionarei o nome a fim de preservar a ética nesta missiva ,pediu me que somente gritasse e não perguntasse nada a respeito do mistério. Ora , veja só meu muito prezado SR. , devo deduzir que tais pessoas, inclusive ele , que se reúnem sôfregas a protestar, não sabem suas próprias razões. Fiquei então em um obstinado silencio pois não pertenço aquela parte da população cedreira que gosta de uma baderna em meio à cerveja e piadas somente para se dizer entendido de política , economia ou afins . Resulta deste pequeno incidente neste dia , produto de uma das medidas tomadas pelo Sr. creio que entusiasmado e impulsionado pela globalização, a página ausente de escrita no meu diário tendo somente o dia ,mês e ano registrados. O prezado cavalheiro , ao passar os olhos nestas palavras , vai perceber que sou dotada de senso de humor, sobretudo quando algo que se passa foge a minha compreensão. Devido a isto , entendo a página vazia assim como se diz popularmente , ter um “branco” me atingido no malfadado dia .Digo malfadado porque fugi ao exercício diário da escrita ,não pela sua política moderna de privatização de uma das maiores companhias cedreiras , me entenda , mas porque fui relapsa em meu trabalho cotidiano.

Conhecedora de seu currículo pessoal e já tendo lido um de seus livros detalhadamente (nos outros passei os olhos ) , “A Evolução da Globalização” sei o intelectual , escritor e político de peso para quem escrevo . Saiba , meu caro doutor ,que no momento de sua eleição respirei aliviada a pensar: -“Eis o Presidente que meu país sempre mereceu pois além de falar fluentemente cinco idiomas ,como cabe a um estadista de porte, escreve naturalmente sobre política, tendo profundos conhecimentos humanitários ,econômicos e sociológicos. Vamos , enfim , poder fazer frente aos grandes intelectuais do assim chamado (mas não merecido) , primeiro mundo.”

Tal foi minha felicidade ao conhecer seu currículo que elaborei o meu ,o qual envio anexado a fim de que tome conhecimento que está a tratar com uma cedreira também ilustrada e bem nascida . Somei ao seus conhecimentos a minha admiração porque ,( embora tenha sido torturado, - razão pela qual foi parar dando aulas como simples professor no Chile e Sorbonne-, pelos militares da época da ditadura brasileira e exilado,- tendo sido feito prisioneiro político e perseguido- mesmo assim se sobressaiu ) , apesar das sanções sofridas ,angariou simpatias pelo homem de valor que é ,a ponto de prover sustento e estudo para os seus (apoiado que foi pelos governos dos Estados Unidos França e Chile) . Eis que não tenho tamanha envergadura , Sr. Presidente e, infelizmente , perseguida também injustamente como o Sr. foi , venho lhe fazer o pedido ,( provando com meu extenso currículo e experiência na área , anexo esta missiva), que me dê um pouco da sua atenção a fim de que possa conseguir um singelo cargo no SUS deste país , ganhando o suficiente para poder viver , como é devido aos profissionais cedreiros . Aproveito para lhe solicitar chamar o Ministro da Educação Sr. Dr. Pedro Ricardo Gomes a fim de que ele faça um esclarecimento a respeito do despropósito do custo da formação médica que é ,muitas vezes , como no meu caso , maior do que , já profissional pronto , vai se receber no trabalho ativo. Veja meu sacerdócio , Sr. Presidente , repare que se houvera eu economizado ou investido o montante de capital para meus estudos superiores em outra área teria toda uma vida garantida economicamente . Houvesse eu investido em juros aqui em Cedro Grande ou mesmo exterior(ilicitamente) ," dentro da lei" como o fizeram muitos brasileiros na época da ditadura ou depois ,nos governos do Marechal Figueiredo ou dos Ilustres Drs. Figueiredo ou Sarney , à exceção do Governo Collor pois morreria na fome esperando que minha poupança fosse devolvida pela Sra. Lélia de Mallo, fosse eu menos desprendida e idealista teria algum apoio para minha velhice. Infelizmente tomei o rumo de meu ideal e sei de antemão que sendo o Sr. também um idealista logo aprovaria a minha decisão.

Como me dirijo a um homem letrado sei que compreenderá os motivos profundos desta carta que lhe dirijo (a qual nunca entrará nos Correios) e que não tomará sanções contra minha humilde pessoa, mesmo porque estas já foram tomadas por outros de somenos importância. Todavia, lhe desejo um governo rico e profícuo que se estenderá para todos os cedreiros e ficará na história deste país, a menos , é claro , que nosso território seja anexado como colônia aos Estados Unidos ou Primeiro Mundo como chamam os incultos. Eis que, desde que temos um Presidente que é um homem de porte do Primeiro Mundo , penso que já podemos incluir nosso país neste paraíso e respiro aliviada pois não lhes daremos de comer ou nos transformaremos no seu refeitório quando nossos próprios “restaurantes” , por assim dizer , já lhes pertencem e , sendo eles os donos e nós os vendedores , usando a lógica , somos nós também primeiro mundistas porque andamos no seu “embalo”(perdoe a gíria).

Encerrando peço , Sr. Presidente , faça vista grossa para minhas idéias e opiniões políticas posto que ,como deve ter captado , movo me com muita dificuldade neste assunto mas prometo, vou procurar me aperfeiçoar para lhe fazer justiça em seu próximo mandato.

Subscrevo me atenciosamente------

Nicole Nathalie Champagne

Rio Comprido ,10 de Outubro de 1998

Suzana Heemann

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 28/04/2008
Reeditado em 29/06/2008
Código do texto: T965531
Classificação de conteúdo: seguro