Todos os caminhos de uma vida

Nunca fui do tipo de se deixar ser enganado, mas a ingenuidade se encarregou disso em alguns momentos de minha trajetória, ruas e becos de minha mente me levaram ao caminho percorrido por Dante. Nunca quis ser amigo do presidente, eu sou simples, tudo que eu viver neste limbo vai valer como experiência um dia, uma hora. Eu não quero ser parte de uma falsidade escondida, não vou compartilhar de idéias absurdas por ideologia anômala, nem elencar prioridades em causas perdidas. Jamais vou acreditar em mudanças a longo prazo, minha paciência tem data de validade.

Eu não entendo como o curso da vida se perde, como o destino se altera tempestuosamente em nosso favor, como a vida nos corrompe com seus incentivos arcaicos. Não entendo como o tempo se altera por situações inesperadas, passa lentamente quando estamos distantes dos ideais, rápido quando podemos expressar a intensidade de nossos sentimentos.

Há um momento para repensar cada atitude, entender o errado e consertar o que está perfeito. Há uma hora para estragar o dia, falar abertamente sobre mistérios, refletir sobre o desconhecido, chorar de saudade, perder a vaidade, discutir um problema, solucionar um dilema. Há uma hora para calar, olhar nos olhos de quem se ama e acreditar que não é necessário falar para expressar claramente o maior de todos os sentimentos, amar.