Humor

Vamos falar de humor hoje. Chego à conclusão que muitas vezes estou sozinha nessa. Ou eu sou extremamente idiota e vivo rindo sozinha ou o resto da população ao meu redor não acha graça de nada nessa vida. Se bem que no meu trabalho as pessoas sorriem o tempo todo, meus colegas são uma grande motivação que eu tenho de ir trabalhar feliz. Mas refiro-me ao resto do povo. O pessoal que passo pela rua. Pessoas com um semblante fechado e uma ruga enorme na testa. Pessoas que caminham corcundas como se fossem pobres coitados sem uma postura ereta diante da vida. Isso é muito comum de se ver. Parece que a face desandou, amoleceu e caiu, como o rosto de um bulldog.

Humor pode ser adquirido. É uma postura diante da vida. Você pode optar por encarar tudo pelo lado bom e dar risada das perdidas ou fechar a cara para o mundo e chutar o cachorro por que teu dia não foi muito legal. Já falei aqui que problemas sempre existirão, mas se você vai agir de acordo com o problema que surgir então você está ferrado.

Sou responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Universidade e considerei um elogio quando uma colaboradora disse que consigo xingar dando risada. Na minha cabeça estava apenas chamando a atenção para que não fizessem as coisas de forma errada. Na cabeça dela eu estava xingando, mas dando risada. Isso é um elogio perfeito. Fiquei feliz por saber que consigo transmitir isso. Só não sei se eles me levam à sério por causa desse detalhe. Mas acredito que sim pelos resultados que obtenho.

Outro dia, um senhor que me atendeu no banco começou a me perguntar se eu era a pessoa que trabalhava numa outra empresa da cidade e eu disse que era o meu antigo emprego. Então ele disse:

-Tu era a que estava sempre sorrindo ou aquela que reclamava de tudo o tempo inteiro?

Eu sorri e disse:

- Se eu fosse a que reclamava de tudo o senhor não me diria isso.

Saí dali feliz por saber que sou lembrada em meus antigos empregos pelos clientes como aquela que sorria o tempo todo.

Alegria de viver. Porque é tão difícil para algumas pessoas sentir entusiasmo no seu dia-a-dia? Por que para elas tudo é cinza e sem graça ou pequenos atos de felicidade são muito bobos para merecer um simples sorriso? Porque é tão difícil sorrir?

Quando estamos bem-humorados, rompemos uma barreira invisível que nos separa das outras pessoas que se aproximam de nós. Criamos situações favoráveis aos nossos planos. Quebramos o gelo. Abrimos portas e não só isso, deixamos portas abertas para que contatos futuros venham à nós.

Segundo Freud, “ocasiona o riso, que é um relaxamento da tensão que envolve uma parte do nosso inconsciente de maneira imperceptível. Ele eleva as pessoas, tendo relação profunda com "ser alegre de verdade", ou seja, o desejo de ter uma felicidade incondicional. O mundo não pode oferecer o bom-humor, mas esse sentimento tem o poder de transformar o mundo, vindo de uma fonte chamada “emoção-coração-amor”.

As pessoas bem-humoradas são lembradas com carinho, agem como ímã de coisas boas, nunca são esquecidas. Eu poderia citar aqui uma lista de pessoas que me vem a mente quando penso em pessoas bem-humoradas, mas vou dar um exemplo da que mais me marcou: Roberto Zamberlan. Ele entusiasma a gente, enche nossos poros de energia com seu humor e contagia todos à sua volta. Lembro quando trabalhei com ele e chegava cabisbaixa na segunda-feira e ele fazia um “estardalhaço” para que déssemos umas risadas para começar a semana de bem com a vida. Muito bom isso. Faz bem para alma. Levo comigo para sempre essa lição. Optar por levar a vida de modo que ela seja colorida aos nossos olhos.

O sorriso é uma luz que deixa fluir o brilho que emite. Funciona como escudo, não permitindo que nada de ruim nos influencie. Sei que naturalmente meu sorriso sai que ninguém me peça, mas acredito que qualquer pessoa poderá fazer isso se prestar atenção nos seus atos corriqueiros. Quantas vezes você sorri por dia? Se ficou pensando em um número específico é porque não faz isso com freqüência porque eu por exemplo jamais precisaria o número de vezes, já que é a todo momento. Por causa disso muitas pessoas não me levam à serio. Isso é um caso sério ou seria engraçado?

"Quem vive de bom humor, passeia pela vida.

Quem vive de mau humor, passa pela vida".

Renata Miranda
Enviado por Renata Miranda em 29/04/2008
Código do texto: T966981
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.