A galinha dos ovos de ouro




Estes dias surpreendí-me refletindo sobre os políticos e seus mandatos e cheguei à conclusão que eles, na sua grande maioria, consideram-no como sendo :"a galinha dos ovos de ouro". Acredito que a maioria das pessoas conhecem a linda fábula de La fontaine, na qual um camponês descobre que uma das suas galinhas punha diariamente um ovo de ouro os quais foram vendidos seguidamente,enriquecendo-o. Mas a sua ambição foi tão grande que ele um dia imaginou: se ela põe um por dia é porque deve ter muitos dentro dela.Vou matá-la,retirarei todos,vendo e ficarei milionário. Qual não foi a sua surpresa quando abriu a galinha e constatou que dentro dela não havia o que ele esperava.
Nesta fábula existe um fundo moral. "Quem tudo quer, tudo perde"!

Vejamos alguns políticos outrora contrários a reeleição de mandato e que hoje estão se insinuando para um possível terceiro mandato com o infeliz argumento de que oito anos não são suficientes para realizarem tudo que almejam. O político que assim pensa está, com a mais absoluta certeza, menosprezando a capacidade de avaliação e discernimento do povo e a capacidade administrativa daquele que almeja ser o seu sucessor . 

Mandato político neste país é realmente uma galinha de ovos de ouro e perdê-la é o que nenhum político almeja. Surpreender o povo com um terceiro mandato seria o mesmo que assassinar a sua valiosa galinha até porque, ainda que consiga reeleger-se e cumprir o mandato, provavelmente , em seguida cairá no esquecimento. A não ser que estejamos caminhando para uma forma de governo semelhante a Cuba.
Enfim, cada povo tem o governo que merece!




Bjjsssssoninha. PAZ!
Imagem:http://sitededicas.uol.com.br/fabula13a.htm