O Escritor não é uma máquina!

Recantistas queridos! Existe pequena quantidade de escritores que parecem acima de nós: simples mortais... Você observa que eles escrevem um texto atrás do outro e não mantém contato conosco e com quase nenhum outro escritor. Não comentam quase ninguém e acabam por receber, quase nunca, comentários em suas escrivaninhas. O interessante é que eles continuam a postar sem parar e são clicados certamente, por serem conhecidos em toda a internet; porém, com a ilusória idéia de que a contagem de leituras (ou clicadas nos textos postados) significa leitura, aprovação e talento.

Trocamos de Site e esses escritores, fominhas em aparecer, estão lá, da mesma forma que cá. Nada contra esses escritores amigos e amigas recantistas, apenas, creio eu, que a missão mais bonita de nós que escrevemos é compartilhar nossos sentimentos, nossas idéias, nosso carinho com nossos leitores e fazer da Literatura uma forma de criarmos amizades sinceras e duradouras e fonte de transformação humana. Estas conquistas podem acontecer numa simples troca de comentários.

Eu não sou uma “máquina de escrever”, sou escritor e leitor, muito mais tempo dedicado à leitura do que à escrita. Afinal, quero muito mais do que ser considerado um escritor, ser considerado uma pessoa amiga, sincera, feliz em dividir meus contentamentos ao ler os escritores e valoriza-los no que têm de bom e incentiva-los a continuar. A idéia de pedestal intransponível não passa pela minha estrada. Caminho lado-a-lado com meu leitor e ele é também meu parceiro de caminhada, de crescimento contínuo, de aprendizagem humana e literária, de trocas afetivas e sonhos de um mundo melhor!

O Escritor é um ser humano e não uma máquina, esta sim, incapaz de dividir pensamentos, comentários, sentimentos, ensinamentos e ideais com seus leitores porque é mecânica. Na Vida, creio eu, teremos crescimento de verdade como seres humanos, nos tornaremos escritores valorosos, mesmo com textos de feitura simples, se existir uma troca contínua de relações com outros escritores e também se lermos obras de real valor literário.

Para ser escritor, acima de tudo é necessário ter: HUMILDADE!

Será possível que um escritor que posta textos inéditos, diariamente, em inúmeros sites de literatura tem tempo de ler um bom livro? De escrever com calma e tornar o máximo possível: belo! O texto produzido? Um tanto difícil não acreditam recantistas?

Prefiro as amizades sinceras, os leitores amigos e as leitoras amigas que sabem trocar sentimentos e vivenciar com atenção as fases vivenciadas pelo escritor, que têm o carinho da leitura atenta, da palavra amiga, do prazer em ler nossos escritos e que sabem ser sinceros no que comentam, mesmo que seja um comentário de desaprovação ao que foi postado.

Prefiro o leitor que venha espontaneamente em meu cantinho do Recanto e que deixa um comentário, mesmo que simplório, porém, vindo do coração, do que as maquininhas de comentários que fazem comentários idênticos (o famoso recorte-colagem - Control C/ Control V) em todas as páginas e ainda realizam a chata cobrança: - bonito seu texto, venha em minha escrivaninha, comente! Desculpem-me escritores que agem dessa maneira eu não tenho paciência com vocês!

Gosto mesmo é de ir sem pressa nas páginas dos leitores amigos e leitoras amigas e comentar com atenção. É valiosa a leitura atenta e o respeito aos textos postados, com tanto cuidado e carinho, pelos recantistas. No pouco tempo que disponho para leituras no Recanto eu me proponho esta maneira de agir. Considero esta conduta a mais correta.

Enfim, que possamos ser humildes e atentos aos nossos leitores e leitoras e que escrevamos com dedicação, sem pressa, sem buscar receber leituras em excesso (criando mecanismos tolos para isto); não teremos um reconhecimento maior por sermos mais visualizados, apenas teremos mais clicadas, o que é diferente de leituras (se é que seremos lidos) atentas e prazerosas e das alegrias geradas, no nosso coração, pelas leituras e comentários sinceros dos leitores amigos e leitoras amigas do site. O valioso de escrever é a troca de sentimentos e emoções gerados, o sorriso nos lábios, o brilho nos olhos quando recebemos um comentário de um leitor que feliz e/ou surpreso e/ou emocionado e/ou tocado ficou ao ler uma de nossas postagens, não é verdade recantistas?

Deus nos abençoe sempre, beijos e abraços recantistas queridos. Ótimo final de semana, Alexandre!

Alexandre Tambelli
Enviado por Alexandre Tambelli em 03/05/2008
Reeditado em 03/05/2008
Código do texto: T972997
Classificação de conteúdo: seguro