COMODISMO

Não se pode parar o tempo tentando transformar o mundo. Não dá certo. O ontem é unicamente um sonho, o futuro é simplesmente uma visão e o momento atual é o único que se pode viver. O passado não pode amargurar, pois deve já estar esquecido, nem tampouco haver apreensão pelo futuro, pois ainda não chegado. Viver o presente é viver plenamente, pois nele não há espaço para o passado ou o futuro.

Há a preocupação com o sofrimento, pois ele chega, de alguma forma, para os ricos e para os pobres, para os religiosos e os não religiosos, enfim, ninguém se lhe escapa. Surge a famosa "porque?" A resposta é da própria pessoa. Individual. Não pode alicerçar-se nos dizeres de outras porque estará exercitando a crença cega no que é dito e por consequência acaba havendo uma aceitação mansa, sem contradições, sem um pensar. Aceitá-lo com resignação, como é proposto, é opor-se a Deus. É negá-Lo. Não se O pode responsabilizar como muitos fazem dizendo que é Sua vontade. Assim fica fácil. É um ato cômodo pelo qual se transfere todo o mal, todo o sofrimento a Ele. Afinal foi ou é a Sua vontade. É um contra-senso. A crença cega apenas aumenta o peso do fardo que se tem a carregar. Na verdade, tudo que de bom ou mal acontecer à pessoa é de sua única e exclusiva responsabilidade. O próprio ser humano se expulsa das coisas boas e paga por isso.

eltoal