A Maturidade de um Homem

A Maturidade de um Homem

Felipe largou de pintar por aquela tarde em Riocomprido. Pegou a modelo com quem andava atualmente e rumou para Rochas Salgadas. Não se envergonhava de se apresentar ou aparecer socialmente com as gatas que tinha. Todas eram habitualmente, modelos e bem comportadas. Além de belas tinham vantagens sobre as mulheres comuns :eram boas ,bem educadas, não fumavam, não bebiam e se apresentavam bem em qualquer ocasião. Diversas vezes após o casamento fracassado com uma moça muito modesta para ele, havia tentado casar novamente com alguma mulher séria e interessante de Riocomprido. Acabava, entretanto , se desinteressando e as largando por uma modelo nova,uma gatinha afetiva, que ronronasse para ele. Era só aparecerem e já ia atrás. Chegou a pensar numa determinada época que estivesse doente ,mas terminou rindo e aceitando a compulsão por modelos de que sofria. Afinal, se era doença mental era para lá de boa.

Sentindo se bem acompanhado , pegou o livro que lia ,a gata, duas cadeirinhas e caminhou para a areia molhada da praia ao entardecer. Leu, dormiu, fez carinhos na companheira, se espreguiçou e finalmente começou a notar o local,desviando a atenção dela. Logo a gata percebe que há algo de errado , aproxima se , começa a ronronar, a acariciar, e Felipe esquece e adormece , embriagado no que denomina sua boa neurose ou conflitos: as" gatas."

Sentado na sacada à tardinha contempla a mulher que cansada das horas de amor, dorme a sono solto .Como todas as outras, uma linda modelo e que costumava zombar dele quando tentava um diálogo ou fazia algum comentário sobre literatura, artes ou política. Repetia diversas vezes que , além da profissão de ser bela , gostava de cama e costumava resolver qualquer assunto com os homens através do velho e antigo sexo.

Sorve um gole de café, sua bebida predileta, e olha o líquido escuro dentro da xícara. Gostava de café porque lembrava a mãe na cozinha. Sempre passando café pelas manhãs para a família. Uma mulher muito afetiva ,feminina ,doce e meiga. Ele costumava ficar sempre perto, ao pé da mãe, sempre em volta e valorizando cada bolinho de arroz que fritava ,cada xícara de café que servia. Fazia isto desde pequeno, pois, já em menino, percebeu quão pouco o pai e irmãos valorizavam o trabalho da mãe.

Eram, os dois, bons companheiros, e se ele agradava aquela mulher simples e suave ela nunca o injustiçou . Entendia o amor deste filho e, escondida,na cozinha ,costumava o premiar com toda a ternura .Foi por pensar que Beth , uma moça modesta mas que não se achava a sua altura,e embora não tivesse as mesmas qualidades da mãe que casou. Esforçou se muito para dar certo,porém Beth logo mostrou insatisfação , dificuldade em se entregar a ele , em o escutar. Acalmou se com a chegada dos filhos.

Felipe até pensou que o casamento fosse dar certo. Logo ela começou a provocar brigas enfrente as crianças, ou falar mal dele para os filhos. Foi fiel e exemplar até esta época, depois começou a sair com outras. Já estavam afastados. Finalmente ele saiu de casa. Então começaram as gatas. Resolveu ser cafajeste assumido, desacreditava das mulheres e não queria compromissos .A morte da mãe coincidiu com a separação. Sentiu a perda como se fosse da mulher amada e criou a convicção que para ele não haveria mais uma relação terna e afetiva com outra. Esta relação pertenceu ao passado, do menino com a mãe.

O café acabou e Felipe,entediado ,deixa um bilhete para a mulher paga e que se dera a ele em troca de alguns reais mais um fim de semana em um hotel cinco estrelas , e sai rumando para o apartamento de Beth a fim de ver os filhos.Saiu pensando em sí que vivia um dia com uma gata, outro com outra e se sentia a léguas de distancia de algum sentimento mais terno a amoroso por uma mulher. Ontem mesmo chegou a conclusão que a única mulher a quem amou ternamente e admirou foi sua mãe. Nunca encontrara uma com quem pudesse ter os sentimentos que nutria por ela ,e mais desejo e vida sexual.

Coisas estranhas estavam ocorrendo a ele desta vez em Rochas Salgada pois,cinquentão, passando as mãos pelos cabelos grisalhos questionava sua vida e emoções.

-É , devo estar na hora de trocar a Michele por outra,pensa Felipe e sai rápido, apressado mesmo para recuperar a vida habitual, o seu cotidiano entre as” gatas “.

Morou com algumas delas. Boas moça ,ás vezes afetivas. Houve aquela que morava com os avós, trabalhava em um Vídeo e era muito apegada a ele. Foi viver com ela, fez todas as vontades, deu tudo o que o dinheiro paga. Aos poucos foi se desinteressando ao perceber que não havia conversa entre os dois. Tentou ,mas ela era "curta" até para compreender o que dizia. Fazia muxoxo, chorava e deitava nos seus braços. Quando viu tinha mais uma filha. Passou a para um conhecido mais moço.

Anoitece em Rochas Salgadas quando Felipe volta ao quarto para encontrar Michelle aos prantos, quase histérica. Fecha a porta, já sabendo o destino que ela ia ter. Olha se rapidamente no espelho enquanto a acalma com carinhos e não com palavras porque ela não as compreende, enquanto pensa que está muito passado em anos para manter relacionamentos infantis assim. Súbito e foi súbito mesmo, se assusta porque todo o seu desejo por esta mulher morre. Pela primeira vez falha. Pela primeira vez desconfia que algo diferente vinha acontecendo com ele, e talvez o caminho para Rochas Salgadas que fez este fim de semana, mais aqueles encontros todos com pessoas dos passado as quais havia encontrado em casa de Beth e pelas ruas, tenha sido o primeiro passo para a maturidade.

Relações mais superficiais já não o interessavam ,pelo contrário, acabavam o deixando impotente.

Felipe retornou do fim de semana mudado e pensativo. Sente a perda do desejo juvenil, sente o início da busca de outros interesses, outros valores ,inclusive nas mulheres. Olha para Michele, linda, risonha e exuberante ao seu lado mas não adianta .

- “Terminou” , se escuta ,dizendo.. .

Começa o início do amadurecimento de um homem, um homem que na vida não se encontrava com a sua capacidade de amar, talvez por uma dificuldade pessoal , talvez por não reconhecer a mulher certa,talvez por procurar o amor juvenil pela mãe.

Felipe começa a aprender a viver só mas sereno e tranqüilo.Pintava,lia,viajava só e se informava muito, conservando a esperança de algum dia encontrar uma mulher madura com quem tivesse afinidades e uma amizade apaixonada.As modelos e as “gatas” ficaram para trás.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 09/05/2008
Reeditado em 16/01/2011
Código do texto: T981899
Classificação de conteúdo: seguro