RECORRENDO AO PASSADO

Com a idade descobrimos os encantos dos tempos que vivemos, muitas vezes esperando amanhãs radiosos e deixando escapar raros momentos de felicidade, que de tão plenos e simples não fomos capazes de saboreá-los com intensidade. Então, agora quando os recordamos é que podemos apreciá-los em plenitude.

Hoje, véspera do dia que a sociedade dedica às Mães e que cada vez mais se transforma em oportunidade de negócios, lembrei-me de como comemorávamos essa data no passado. Éramos cinco irmãos. O mais novo nasceu cinco meses após a morte de meu pai. Assim, não tínhamos muito recursos. Vivíamos modestamente com nossas parcas finanças. Ainda assim essa data não passava em branco.

Com antecedência preparávamos os nossos cartões, que nada mais eram que mensagens simples escritas em cartolina. Alguns dos cartões continham desenhos, exceto os meus, pois minha aptidão nesse campo era sofrível. Naqueles cartões escrevíamos frases como: Mamãe eu te amo, Mamãe você é a melhor mãe do mundo, Mamãe você é especial, Mãe você é o anjo que Deus me deu para me guiar, etc...

Esses cartões só eram entregues quando chegávamos da missa das crianças, então celebrada às 08,00 horas da manhã aos domingos. Mamãe beijava a cada um de nós, lia as mensagens dos cartões recebidos e os guardava como se fossem gemas preciosas. Depois almoçávamos juntos, normalmente galinha caipira ao molho pardo ou com batatas.

Meu Deus, às vezes as lembranças me fazem sentir novamente o sabor daquele cardápio singelo, mas preparado com extremo carinho.

O tempo passou, crescemos, nos separamos e constituímos nossas famílias. Os netos já chegaram para as minhas duas irmãs e para mim também, mas sempre que é possível nos reunimos no dia das mães. Claro que sempre falta alguém pois cada um tem a sua vida, os seus compromissos e suas responsabilidades. Nesses encontros recordamos aqueles momentos que foram de suprema ternura e simplicidade, mas plenos de felicidades que nos marcaram a alma para sempre.

É possível qua minha Mãe ainda conserve pelo menos um dos muitos cartões recebidos. Para nós aquele ritual era muito importante pois os cartões simbolizavam o nosso amor filial. O que não sabíamos era a verdadeira extensão daquele gesto que hoje recordamos com saudades.

Ainda continuo sem saber desenhar e não consigo produzir textos que possam superar em simplicidade e profundidade as frases que escrevíamos nos nossos cartões artesanais feitos com cartolina.

Mãe, sendo assim, recorro ao passado para, também em nome dos meus irmãos, dizer novamente as frases dos nossos cartões: Mamãe eu te amo! Mamãe você é a melhor mãe do mundo! Mamãe você é especial! Mãe você é o anjo que Deus me deu para me guiar!

Pena que eu não saiba preparar um frango caipira saboroso como aquele que a Senhora fazia...

Parabéns pelo dia das Mães...

(Belém - Pará, 09 de maio de 2008)